segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Queijos, vinhos e campos de lavanda: ÚLTIMA PARTE!

Pessoas, tentarei ser um pouco breve nessa última parte da minha viagem pelo sul da França. Estou com problemas com um dos meus sisos e ele tem me tirado bastante a concentração, criativdade e até dispozição por causa da dor, por isso blog anda tão abandonado coitado. Espero que nas próximas semana eu consiga arrancar fora esse ordinário e voltar à voda normal sem as dores hehehehehe


Um vislumbre de paisagem
ainda mais quando vista do trem!
 Bom, a última parada dessa viagem é Aix en Provence, certamente um dos meus lugares favoritos. A ideia que me passou enquanto eu caminhava por suas ruas estreitas sempre reservando surpresas a cada virada de esquina foi: quando eu me aposentar, será aqui que viverei, mesmo se não falor um 'A' em francês hehehehe
Pois gente, me apaixonei por esse charme de cidade. A começar pelo caminho. Gente, foi uma das viagens de trem mais lindas que já tive o prazer de fazer. Campos e mais campos de lavanda por todo o percurso...coisa lindaaaaa, extremamente poética, nunca havia visto algo tão sublime na vida...


Mas vamos às definições referentes à Aix no wikipédia:
"É uma comuna da França do departamento de Bocas do Ródano, na região Provença-Alpes-Costa Azul."


A mais charmosa feira ao ar livre
 HAHAHAHHA beeemmm vago né? Por isso minhas definições vão além de palavras e significados. Minhas definições são baseadas em cheiros, memórias, paisagens, sensações. Aix para mim é poesia, muito mais que uma localização geográfica ou dados informativos.
Aix é o cheiro de lavanda pairando no ar, princiapalmente nos dias de feira aberta. É gosto doce e cremoso do chocolate e frutas frescas oferecidas na feira. É o cappuccino inesquecível tomando numa linda noite de lua. Caminhadas intermináveis por ruas estreitas repletas de fontes e pessoas sorrindo.

Pegamos um desses dias de feira em Aix e digo uma coisa: nunca foi tãããão agradável e charmoso ir a feira! hahahaha. Frutas, verduras, flores tudo muito bonito e fresco. Artesanatos e produtos locais enchiam meus olhos mas o que realmente arrebatou meu coração foram as barras de sabonetes artesanais. Gente, que cheiro! Não preciso nem dizer que comprei váááááarias dessas barras de sabonete, com todas as fragâncias disponíveis, mas minha preferida não podia ser outra: lavanda. Eu que já gostava de lavanda, saí de lá praticamente pintada cor lavanda. Colônias, sachês, sabonetes, tudo...me acabei nas comprinhas da feirinha tão feliz quanto uma perua se joga numa loja de grife. E quer saber? Não trocaria aquelas sensações e comprinhas tão simples de Aix en Porvence por sacolas e mais sacolas das grifes baphônicas da Champs Elysees!!! hahahaha

Ruas típicas de Aix, super charmosas e arborizadas
Outra coisa que me deixou maravilhada em Aix foi a quantidade de fontes espalhadas pela cidade. Gente, tem de todos os formatos e tamanhos. Você tá ali, caminhando por uma ruela de pedra, estreita e eis que de repente aparece do seu lado uma mini praça com uma fonte. Achei puro charme!
Mas o que realmente marcou nossa passagem por Aix foi termos tido a oportunidade de degustar o que é para mim, atpe hoje, o MELHOR e mais inesquecivel fondue que já comi na vida. Fondue a la Provance se bem me lembro. Era de comer rezando e no final lamber os dedos! Era algo com queijo, tomate e que no final deixava o sabor mais maravilhoso do mundo na boca...sabe aquele sabor de quero-mais que mesmo depois de tantos anos continuam fazendo você salivar? Foi o que esse fondue fez comigo. Um restaurante pequenininho, mega charmoso, super bem localizado no centrinho charmoso lotado de gente, restaurantes e lojinhas e com uma carta gigaaaannnte de fondues e vinhos...foi difícil escolher, mas no final tive certeza absoluta que escolhemos certo. Um bom vinho acompanhou esse jantar dos deuses e para finalizar o melhor e mais charmoso cappuccino da vida. Gente, o que era aquilo???? Bom, claro que em se tratanto de mim e meu 'trip mate', as coisas não poderiam sair tão perfeitas...mas acabaram perfeita e divertidamente patetas na hora do pagamento - descobrimos que não aceitavam cartão de crédito! É...pense no desespero. Já me imaginei lavando a louça do fondue maravilhoso lá na cozinha do restaurante enquanto meu trip mate corria desesperado pela cidade atrás de um caixa eletrônico hahahahahaha mas claro, como mulher viajada e prevenida que sou, lembrei depois de um booom tempo que eu havia sacado dinheiro um pouco mais cedo e voilááááá, trapalhada resolvida e certamente um caminho de volta para o hotel (um pouco antigão demais mas super bem localizado e o melhor: banheiro completo!) com muita gargalhada e ainda em êxtase pelo jantar atrapalhadamente perfeito!

A linda e mega arborizada Cours Mirabeau
Olha gente, como se não fosse o bastante tanta coisa maravilhosa, o dia seguinte foi lindo! Passeios por chocolaterias divinas, pequenos cafés charmosos e lotados espalhados por todas as esquinas da cidade e a rua principal, a Cours Mirabeau, que fez com que quase perdêssemos nosso trem de volta a Montpellier. Uma apresentação de um trio de equatorianos tocando músicas lindas andinas fez com que aquele momento ficasse eternamente gravado na minha memória...posso quase sentir a brisa do vento frio no rosto, o cheiro das folhas das árvores com o balançar de seus galhos e o sabor das notas que saíam daqueles instrumentos de sopro andinos...
Para finalizar esse passeio por essa cidade tão linda, sentamos num café, no meio de uma vilinha  cheia de sobrados no maior estilo provançal, um cara tocava em seu violino a Valsa da Despedida...os olhos logo marejaram, sinal de que aquela viagem estava acabando, em vários sentidos...

A viagem acaba aqui gente, agora é só o caminho de volta para Brighton...começaria então a segunda e mais dolorosa despedida, mas isso não é assunto para o blog...é assunto meu, do meu coração e ninguém mais!

Até a próxima e desculpem o sumiço!
Prometo que assim que eu melhorar, volto com novos babados, dicas, ideias e viagens.

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.