quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Relatos de uma (sobre)vida!

Folheto distribuído por toda
Áustria na época em
que Natascha sumiu
Gente, a dica de hoje conheci bem recentemente: o livro
3.096 Dia de Natascha Kampusch.
Para quem não se recoda, Natascha é uma garota austríaca que foi sequestrada quando tinha dez anos de idade em 1998, permanecendo sob custódia de seu sequestrador, Wolfgang Priklopil,  por mais de oito anos, até sua fuga em 23 de agosto de 2006, fazendo com que este fosse um dos sequestros mais longos da história. O caso foi descrito como um dos mais dramáticos da história criminal da Áustria, sensibilizando não só o povo austríaco mas também o mundo todo.
Quando vi que Natascha havia decidido abrir seu diário que mantinha durante o período de clausura toda no porão de uma casa a apena 18km de distância da casa em que vivia, resolvi na hora comprar pois tenho um interesse enorme no comportamento humano principalmente quando estes estão ou passaram por uma situação digamos, não convencional.

O livro tem uma narrativa incrível que nos faz viajar à mente de uma garotinha de apenas 10 anos de idade que buscou através de muita sabedoria e auto controle lidar com toda aquela situação. Ela não só relata seus dias de cativeiro e a relação com seu sequestrador, como tão faz um breve desabafo de como cresceu num lar desfeito ao lado de uma mãe que sempre lhe ensinou a ser forte e não esmurecer ou entregar-se à sentimentalismos na hora do aperto. Eu arriscaria a dizer que graças a toda essa dureza que ela aprendeu com a mãe, é que ela está hoje contando sua história após livrar-se sozinha de seu cativeiro.
Realmente fiquei, e ainda estou (já que ainda não terminei o livro) encantada e ao mesmo tempo tocada com a riquesa das palavras usadas e ainda com a possibilidade com que seu relato nos faz entender um pouco o que acontece numa situação de não só de sequestro físico, mas o sequestro de sua subjetividade. É quase que possível adentrar em toda aquela situação e conviver os dias de solidão ao lado da Natascha naquele cômodo de não mais que 5 metros quadrados.
É gente, não deve ser fácil ser arracada de tudo aquilo que você é e ser obrigada a de repente viver de uma maneira totalmente privada não só de coisas materiais, mas também de você mesmo. Ainda mais quando se trata de uma criança de 10 anos de idade que hoje observa que toda sua adolescência passou aos seus olhos sem que pudesse usufriir dela.

É preciso ler 3.096 Dias para entender melhor e vou dizendo, é uma das melhores leituras autobiográficas que já li. Alguns momentos dá a impressão de estar lendo um romance tamanho  o absurdo e malabarismo que essa garota enfrentou para sobreviver tantos anos privada da vida e passando a ter praticamente uma sobrevida.
No final de tudo o que fica não é somente o alerta para que tenhamos cuidado com aqueles que nos rodeiam, mas uma lição de amor à família, ao que Deus nos proporciona todos os dias na segurança de nossa subjetividade e mais, o quão fortes podemos ser em situações de extremo desespero.
Natascha Kampusch é a prova viva de que somos capazes de tudo se não perdemos a fé em nós mesmos!

Agora para aliviar um pouco e aproveitando a dica do livro, gostaria de indicar um filme que vi alguns dias atrás e que AMEI!

Trata-se da comédia Uma Família Moderna (ou O Primeiro que Disse - Mine Vacanti / 2010) que retrata de maneira hilária porém usando de muita sensibilidade a convivência familiar diante tantas diferenças. O filme conta com um excelente e diria até bonito elenco (Alessandro Preziosi, Lunetta Savino, Nicole Grimaudo, Riccardo Scamarcio e outros)
hehehehe. A fotografia e produção eu diria que são impecáveis assim como o roteiro e o rumo que o filme vai tomando. É um daqueles filmes que você dá muita risada mas que no filme te deixa uma mensagem muito legal que não falarei qual é! hehehehe Isso cada um busca dentro de si né?
A história é contada através de Tommaso, o filho caçula de uma numerosa e excêntrica família italiana, donos de uma fábrica bem sucedida de massas (claro! hahaha).

Uma das melhores cenas do filmes!
O 'drama' inicia-se quando a família decide reunir-se para um fim de semana e Tommaso decide contar um grande segredo: nunca formou-se em administração e é (infelizmente! rs) gay! A partir daí muita história vai rolar e pode ter certeza que muitas risadas também rolarão!
Gente, sem dúvida uma das melhores comédias e representações das relações familiares, independentes de nacinalidade e religião, que eu já vi!!!!
Trailer com legenda:
http://www.youtube.com/watch?v=r39CNkJ_RFo&feature=related


Bom, essas são as dicas de hoje. Espero que curtam e quem sabe, busquem conhecê-las um pouco mais!

Até a próxima!

xoxo

3 comentários:

  1. Adorei as dicas Mari, essa semana vou comprar o livro e vê se pego o filme tb...bjoss

    ResponderExcluir
  2. Claudia, vou ter dizer uma coisa: como adooooro, amo de paixão livros e filmes, acabo ficando um pouo exigente, então pode confiar nessas duas ficas pois são realmente maravilhosas. Logo menos darei mais duas dicas de filmes massa!
    Beijo e obrigada sempre pelas visitas aqui no blog!

    ResponderExcluir
  3. Carol´s... vou ler já!!!! Fiquei morrendo de vontade com seu relato... suas dicas são realmente imperdiveis!!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.