terça-feira, 24 de maio de 2011

Filmes do Fim de Semana

Pessoasssssssss que correria de meu Deus é essa??? hahahahahaha
O tempo durante a semana tá puxado, o trabalho tá judiando massss sempre acho uma brechinha para minhas dicas Mariolando aqui para vocês viu povo e pova? hahahahaha

Bom, como de costume, início de semana = dicas de filmes maaaara.
Cinéfila como sou, impossível passar um fim de semana sem me jogar em pelo menos uma película e quando fico aqui no meu home sweet home no campo (hohohohoho) aí é que me dedico messsmo à arte!

Vamos às dicas!

A primeira é um filme INCRÍVEL!
Tema mais incrível ainda: FÉ!
É gente, o filme envolve Fé, amor, superação, encontro com si mesmo e o tão desejado por mim, Caminho de Santiago.
O nome dessa grande arte é O Caminho de Santiago (The Way - 2011) de Emilio Esteves e suuuuuper bem interpretado por seu papito e super ator Martin Sheen!

Não sei vocês, mas sempre tive uma vontade louca de percorrer o Caminho de Santiago. Não sei se para tentar encontrar a mim mesma, por Fé, curiosidade enfim...ainda não sei o motivo! Na minha opinião essa descoberta é feita durante o percurso e isso é provado no filme.

Já estive em Santiago de Compostela e digo que aquele lugar me marcou muito! A ocasião era inspiradora: casamento de uma das minhas primas espanholas. A cerimônia foi nada mais nada menos que na Catetral LINDA com direito ao botafumeiro (super raro em ocasiões como essas!).
Não tenho como descrever a emoção ao presenciar uma cerimônia tão linda de matrimônio e em um lugar tão inspirador onde faz a Fé transbordar nossos corações.

Pois bem, não cheguei em Santiago caminhando masssss minha familia tem o costume de todo ano se reunir para fazer a caminhada mas infelizmente ainda não consegui me juntar a eles. Mas escreve o que vou dizer: ainda o percorrei e ele será detalhadamente narrado aqui no Mariolando! hahahahaahahaha sério!

Gente, assistam o filme. Excelente seleção de atores. Roteiro incríííível. Paisagens LINDAS. Fotografia perfeita. Uma verdadeira aula de geografia, história, Fé, relações humanas e autodescobrimento.

Outra coisa gente, a história do caminho de Compostela é super interessante e vale conhecer um pouquinho mais. Selecionei para vocês um link que conta um pouco da história do que é esse percurso tão conhecido. Se eu fosse escrever aqui, daria um post gigante hahahaha. Leiam que assim poderão conhecer um pouco mais de como tudo começou. Vale a pena demais:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminhos_de_Santiago
(Eu até pensei em fazer um outro post só sobre o Caminho mas é mais honesto e fácil - confesso - passar o link para quem está interessado em conhecer a história que já conheço - através de filmes, textos e livros. Como disse, super me interessa o Caminho de Compostela)

Vumbora para a segunda dica!

Segunda dica um tanto...polêmica! Aliás bemmm polêmica! Isso é o mínimo que posso falar desse filmaço que tenho todo o prazer do mundo de dizer que é brasileiro.
Olha gente, muuuito importante: se você não é tolerante, se é uma pessoa ainda de 'preconceitos', que não consegue dividir o real da ficção, nem continue a ler essa dica. Vai por mim!

O  filme chama-se Do Começo Ao Fim (2009) e é uma linda e definitivamente marcante história de amor entre irmãos....é, mas não falo de amor fraternal não...
Acho que o mais correto seria descrevê-lo como uma história de paixão (e põe paixão) entre dois irmãos de sangue, Francisco e Tomaz!
Chocou né? Pois é, também choquei mas decidi ir adiante e quer saber? Venci o incesto escancarado que o filme oferecia e m deparei com uma linda e sensível história de amor, carinho, honestidade...
Muito lindo falar assim quando na verdade é tudo um filme né? É..eu entendo...é complicado encarar na normalidade uma história onde 2 irmãos se envolvem com o conscentimento da família, mas enfim...é um filme gente, comprei a ideia e sim, me apaixonei pela obra.
Suuuper bem feito apesar do baixo orçamento - não passou dos 2 milhões de reais!
Um roteiro excelente. Diálogos bem bacanas mas claro, também tem cenas...ahmmm, né? hahahahaha
Um elenco de primeira estrelado por Jean Pierre Noher, Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Gabriel Kaufmann, Lucas Cotrim, João Gabriel Vasconcellos e Rafael Cardoso.
Ah e a trilha sonora e de arrancar lágrimas de linda hahahahaha

A ideia de ter dois irmãos homossexuais se relacionando foi tão chocante que chegou a ser considerado a possibilidade de ao invés de irmãos, os personagens centrais serem primos, mas o diretor fez questão de manter a ideia inicial e assim fez-se Do Começo Ao Fim.
Segundo o criador e diretor da obra, Aluizio Abranches, ele não pretende, de maneira alguma, levantar bandeiras com esse filme. Apesar de o filme tratar de dois tipos de relação que costumam ser considerados "tabus" - homossexualidade e incesto -  Abranches afirma que a única intenção dele foi mostrar uma história de amor, independente das condições e dos amantes em questão. E gente, quer saber? Ele suuuper conseguiu!

Ainda no filme de divulgação no Youtube, Do Começo Ao Fim foi bastante criticado, entre indignações e elogios, palavras como absurdo e coragem.

Pois é gente, o filme pode não ter tido a ideia de chocar, mas choca, porééém uma vez passado o choque, é possível simmm admirar uma linda história de amor, possível ou não, real ou não, entre duas pessoas que realmente se amam de forma sincera, intensa e muito verdadeira.

Sou da opinião que é possível sim todas as formas de amor. Acho que ainda não toleraria o incesto como uma forma de amor mas enquanto isso estiver na tela e render uma boa história, lá estarei eu assistindo na primeira fila.

Mas insisto: se você não suportar a ideia desse filme, não assista ok? Acho que nem todos são capazes de enxergar esse filme como eu e outras pessoas. Não pelo homossexualismo, mas pelo incesto assumido!
Olha gente, quem curte um bom filme, polêmico e superrr indico esse filme que já se tornou um dos meus preferidos. O filme vai muito além da relação de dois irmãos ok? Maaasss assistam e tirem suas próprias conclusões hahahahaha (eu já assisti 2 vezes)

"Te amo porque para entender o nosso amor é preciso virar o mundo de cabeça para baixo"

Como sou muuuito legal, vou deixar aqui os links dos trialers para dar um gostinho para vocês ok?!
O Caminho de Compostela (em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=0hy54CpKeqk
Do Começo Ao Fim: http://www.youtube.com/watch?v=RgjjTBi1Em4&feature=related


Espero que tenham gostado das dicas!

Se alguém já assistiu, dê sua opinião. Se assistir, dê aqui depois seu depoimento.

Acho que o Do Começo ao Fim pode gerar uma interessante 'discussão' (no bom sentido, sem barraco pleeeease) virtual hahahahaha


xoxo

P.S. Desculpem os erros de portuguêm típicos de textos escrito às pressas...é o cansaço que não me deixa ter tanto cuidado quanto gostaria na hora de digitar. Prometo que à medida que eu for lendo o texto, vou corrigindo ok? hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.