quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Falando sério...

Quero falar de uma parada séria que anda bastante em evidência. Acredito que certos assuntos jamais devem deixar de ser discutidos e alertados. O papo é sobre o Bullying, uma ação que tem se tornado cada dia mais frequente no nosso dia-a-dia. Triste né?

Para início de conversa, o Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física e/ou psicológica, repetitivamente praticados por uma única pessoa ou mesmo por um grupo, cuja a intenção é intimidar ou mesmo agredir uma outra pessoa incapaz de se defender.
Esse vandalismo contra o ser humano gente, pode ser praticado tanto pessoalmente como também virtualmente, caracterizando no caso o cyber-Bullying.
Não existe idade certa no Bullying, tanto em relação aos agressores como para os agredidos, mas é fato que essas ações ocorrem boa parte das vezes nas escolas. Não vamos isolar os locais de trabalho, vizinhos e até mesmo a Internet dessa situação toda. Como disse, para praticar ou ser vítima do Bullying não tem idade certa.

Bom gente, nem preciso dizer que as pessoas afetadas diretamente pelo Bullying, acabam adquirindo um comportamento diferenciado, tornando-se pessoas socialmente isoladas, muitas vezes até afetando sua saúde física e psicológica.

Esse assunto sempre me interessou. Quando mudei para São Paulo a 13 anos atrás estudei num colégio onde os alunos não foram os mais receptivos. Por diversas vezes, quando passava por eles, conseguia ouvir "buxixos" como: "chegou mais uma pau de arara em São Paulo" ou "oxe bichinha, chegasse foi?". Na hora de escolherem grupos de trabalhos, frequentemente eu sobrava e acabava fazendo os trabalhos sozinha pois diziam que se ficassem muito tempo perto de mim, tinham medo de pegar o meu sotaque já que nordestino era uma praga mesmo.
Os recreios eram os piores momentos. Ficava só na sala de aula e ainda tinha que aguentar alguns engraçadinhos que colocavam a cabeça na porta e diziam que procuravam pela "mulher-macho sim senhor vinda diretamente de oxentelandia". É...aguentei muito calada!
Inicialmente pensei que essas 'agressões' aconteciam por eu ser nova na escola e numa turma que já vinha estudando junta desde cedo, mas hoje, com o que tenho ouvido a respeito do assunto, percebo que acabei sendo sim vítima desse comportamento tão absurdo que me afetou de uma maneira muito intensa e negativa naquela época. Lembro que diversas vezes me negava a ir para o colégio. Minhas notas eram baixíssimas e sinceramente minha motivação para estudar era zero, o que era péssimo considerando que eu estava no ano de vestibular.
Bom, levei essas agressões até o fim, nunca revidei, não por não poder mas por educação...o tal berço. Aprendi que não é devolvendo na mesma moeda que chegamos em algum lugar. Não precisei e nem preciso passar por cima de ninguém, nem fazer pouco de alguém que sequer conheço para me sentir melhor.
Nunca tive vergonha de minhas origens, de ter o sotaque nordestino, hoje já mais suave devido aos anos morando aqui, mas sentia vergonha por ver adolescentes tão imaturos tendo atitudes tão pequenas e vazias.

Graças a Deus quando saí do colégio e passei a frequentar a faculdade, esse tipo de problema parou e pude finalmente conviver com pessoas adultas e dignas da minha atenção e respeito.

Infelizmente não são todas as pessoas que têm a mesma sorte que eu e saem dessa situação sem frustrações ou traumas. Muitas crianças podem ter sua auto estima afetada prejudicando seu desenvolvimento e socialização com outras pessoas, tornando-se assim adultos problemáticos e reclusos.

Um ponto importante é que nem sempre esses agressores precisam de um motivo evidente para agredir alguém. Claro, pessoas altas demais, baixas demais, gorda demais, magra demais, inteligente demais ou lerdinhas demais são as vítimas principais (exemplo: esses dias notícias sobre o Rodeio das Gordas no interior de São Paulo), massss para esse tipo de gente, basta eles não irem com a sua cara que já é um bom motivo para não te deixar mais em paz.

Gente, esse tipo de problema tem que ser discutido e divulgado e aqui faço minha parte. Vamos ficar de olhos abertos para podermos reconhecer qualquer sinal consequente do Bullying em pessoas à nossa volta. Caso isso aconteça, denunciem. Isso é crime e as medidas cabíveis precisam ser tomadas.
Isso não deve ser encarado como 'gracinha de criança' ou 'é coisa da idade'. Uma criança/adulto capaz de agredir fisicamente ou psicologicamente uma criança/adulto gratuitamente, inevitavelmente será um adolescente ou um adulto agressivo, preconceituoso, desrespeitoso.
É preciso cortar o mal pela raiz e educar nossas crianças a partir do bem, do respeito pelo próximo.

Até hoje vejo pessoinhas a minha volta, teoricamente adultas, tendo atitudes infantis e ridículas, chegando até a ser mau exemplo. Seu mau comportamento não chega a ser considerado bullying, claro, mas gente assim acaba "inspirando" crianças a cultivar o desrespeito pelo próximo.

O apresentador Serginho Groisman, do programa Altas Horas, encabeça uma campanha séria contra o Bullying/Cyber Bullying, levando para as escolas a importância de combater esse transtorno comportamental.
Vou colocar aqui um link que contém vários vídeos feito por Serginho Groisman em parceiria com a Rede Globo. São vídeos sérios e bem interessantes que valem a pena serem vistos e divulgados

Sei que é mais gostoso ler um post sobre coisas boas mas questões comportamentais também são de meu interesse e sempre que possível e necessário for, postarei algo aqui ok?

Quem quiser ler mais sobre o assunto, esse link explica bem todas as definições e características do Bullying:

Juízo cambada e mais respeito pelo próximo ok? Não vamos fazer com os outros o que não queremos sentir na pele, não é mesmo?:

xoxo

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.