terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pernambuquices...Parte II - O sabor das ladeiras

Gente, o que falar a respeito da beleza de um lugar que chamar OLINDA? Que é linda né gente???

"Olinda, quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu o sol, o teu mar
Faz brilhar meu coração
De amor, a sonhar
Minha Olinda sem igual
Salve o teu Carnaval!"



Acho muito justo e digno começar esse post com um dos hinos mais conhecidos e querido do carnaval pernambucano para falar desse belo lugar. 
Essa linda cidade chamada Olinda é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e tombada por lei federal, devido ao seu valor artístico e arquitetônico.
Olinda...tantos atrativos nas suas ladeiras, casarões e igrejas...e que paisagem.
Aqui vou falar da estrela maior de Olinda: o sabor. O sabor de Olinda, o sabor de Pernambuco que sobe e desce as ladeiras levando os turistas e locais a adentrar suas portinholas e desfrutar de um dos maiores prazeres da vida: a boa comida! hehehehehe



Bom, vou começar pelo O restaurante. Esse é um clássico, o grande Divo de Olinda hahahahahaha (na minha opnião ok???). O Oficina do Sabor (link para o site) é a cara de Olinda. Inaugurado em 1992 pelo chef César Santos, o restaurante Oficina do Sabor é sinônimo de comida boa, criativa e sofisticada e claro, típica pernambucana. A decoração é outro quesito a parte que torna esse restaurante como um dos hot spots de Pernambuco. Tipicamente decorado, suas paredes e corredores exibem a típica arte pernambucana encantando seus visitar. E o brinde final fica por conta da linda paisagem dos terraços onde mesas estão estrategicamente posicionadas para garantir aos seus clientes, um complemento "breathtaking" na hora de degustar seu prato delícia escolhido. De lá é possível apreciar a linda vista de Recife e Olinda...

Oficina do Sabor
Rua do Amparo, 335, Cidade Alta, Olinda-PE
81 3429.3331

Outra coisa deliciosaaaaa que você encontra nas ladeiras de Olinda são as barraquinhas de TAPIOCA, as mais conhecidas ficam no Alto da Sé. Para chegar lá é preciso encarar uma subida bem íngrime mas de fácil acesso de carro. Vai valer a pena todo esforço pois a vista é algooo de babar...
Só para esclarecer para quem não conhece, tapioca é uma iguaria tipicamente brasileira, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce.


História
Os tupis-guaranis que ocupavam a faixa litorânea leste do território brasileiro foram os responsáveis pelo domínio comestível da mandioca. A mandioca era a base da alimentação do Brasil até a chegada de Pedro Álvares Cabral. A tapioca nasceu através da necessidade de diminuir o tamanho do beiju e poder passar a ser cozida no fogo.
Pouco após os primeiros anos do descobrimento, os colonizadores portugueses na Capitania Hereditária de Pernambuco descobriram que a tapioca servia como bom substituto para o pão. Em Olinda se consumia intensamente o beiju, a farinha e a tapioca, extraídos da mandioca, desde o século XVI com a criação portuguesa da Casa de Farinha em Itamaracá (Pernambuco).
A tapioca logo se espalhou pelos demais povos indígenas, como os cariris no Ceará e os Jês, na Amazônia oriental. Ainda se transformou posteriormente na base da alimentação dos escravos no Brasil. Tudo isso serviu para transformar a tapioca hoje, num dos mais tradicionais símbolos da culinária por quase todo o nordeste.
Para prepará-la basta espalhar essa 'farinha' na frigideira aquecida e recheá-la com ingredientes de sua preferência. Vale dizer que ela pode ser doce ou salgada, mas a tradicional é servida com côco e queijo.

Para os interessados:

Tapiocas do Alto da Sé
de Segunda à Domingo
das 9 da manhã à meia noite
Preço: 2 reais, por aí!!! hahahaha

Gente, deu água na boca? Em mim deu hehehehehehe

People, já que estou falando de Olinda, ainda que seja um post voltado para os sabores, não posso deixar de falar do artesanato. Redes, bordados e rendas, santos...são tantas lojinhas típicas que dá para ficar doido e querer voltar no dia seguinte. Nada como chegar cedo, toda trabalhada no tênis, roupa confortável e fresca e claro, protetor solar para caminhar pelas ladeiras desse lugar incrível. E vá preparado porque o que você vai encontrar por lá, duvido que ache em qualquer outro canto. Aproveitem pois existem coisas que só são encontradas em Olinda e mais nenhuma parte de Recife.
Dicas:
- Mercado da Ribeira
- Ateliê Art & Machê (Rua Bernardo Vieira de Melo, 157, Quatro Cantos)

Por hoje é isso aí gente! Espero que tenham gostado dessa volta rapidnha por Olinda...
Quando você for sair de férias, pense com carinho e quem sabe Olinda não poderá ser sua próxima parada hein?
Fui

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.