segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Balzaquiando...

Gente, pensando nesses dias que têm passado tão rápido, surpreendi-me com uma coisa que até então eu não havia parado para pensar e de uma vez por todas, digerido. Eu tenho 30 anos...pois é!
Sabe quando olhamos para dentro de nós mesmas e não vemos essa idade toda? É, vivi muita coisa, conheci muita coisa, muita gente. Tive muitos amores e um desamor...foram tantas emoções (rs).
Então, analisando tudo isso, chego à conclusão que posso sim ter 30 anos, mas quem faz a minha idade na verdade sou eu. Tenho a idade que eu quero. E eu quero ter 30 anos.
Conheço várias mulheres de 30. Amigas de infância. Amigas de hoje...casadas, solteiras, mães, baladeiras. Profissionais altamente bem sucedidas, mochileiras ou alternativas. Não importa...todas são mulheres de 30, estressadas ou zen. Engraçadas ou sérias.
Conheço mulheres de 30 de várias idades. As de 15 anos, 20 anos, as de 30 e até algumas que já passaram dos 30 e não sabem.


Ter 30 anos é antes de mais nada ser você mesma e ter certeza disso. É saber a história de cada cicatriz do corpo e do coração. É saber o motivo de cada lágrima derramada e de cada sorriso espalhado pelo rosto. É saber quantos amores teve na vida e reconhecer quais foram os verdadeiros e quais valeram a pena. É saber esquecer aquilo que não lhe adiciona nada a sua vida e valorizar aquilo e aqueles que são mais importantes.É ter maturidade de reconhecer a importância do término de uma relação antes que ela se desgastes. É saber sofrer e também dar a volta por cima.

A mulher de 30 não vive no desespero de reparar a beleza perdida, pois esta ainda não lhe foi perdida. A beleza está mais madura do que antes, ela vem de dentro e encandei para o lado de fora. A mulher de 30 não se permite entrar em joguinhos amorosos mas quando entra, quem dita as regras é ela.

Mulheres de 30 têm história, têm charme. Talvez um charme diferente das menininhas de 20. Um charme que vem de dentro e se espalha a sua volta, seguro, não depende de opniões, a sua basta! A mulher de 30 é um marco da maturidade.
Vivemos o suficiente para termos noção do que queremos para nossa vida e ainda temos muito para aprender.

Quem melhor define a mulher de 30 anos, não poderia ser outra pessoa, se não Honoré de Balzac e para as(os) que não o conhecem, vai aí um pouco sobre ele e como surgiu o tão conhecido termo 'balzaquianas':
Honoré De Balzac foi um dos mais completos e extraordinários romancista francês, embora tenha se formado advogado. Nasceu na cidade de Tours, na França, em 20 de maio de 1799 e veio a falecer em 18 de agosto de 1850.
Uma de suas mais famosas obras "A Comédia Humana", mostra todo seu estilo único e características próprias de seu estilo literário: sentimentos, cotidiano da vida burguesa, imaginação e valoriza
ção das paixões humanas.

Mas é na obra "As Mulheres de Trinta Anos" que quero chegar, talvez a obra mais conhecida de Balzac, tão marcante que até hoje conhecemos as mulheres de 30 anos como balzaquianas, termo cuja origem veio a partir de seu livro e conhecido em todo o mundo. Disse sabiamente o grande entendedor das mulheres, Balzac: "Tome a mesma moça aos 20 e aos 30 anos. No segundo momento ela será umas sete ou oito vezes mais interessante, sedutora e irresistível do que no primeiro".
Talvez ninguém nunca tenha se aprofundado tanto nas questões das mulheres balzaquianas como o próprio Balzac, e por essas e outras a leitura de sua obra torna-se quase que obrigatória às mulheres que pretendem chegar aos 30 anos mais seguras de si.


Lamento pelas garotinhas de 20 e poucos anos que acham as mulheres de 30 velhas, ou mesmo temem em chegar aos 30 e se gabam de seus 20 e poucos...(é, eles passam, assim como os 30). Elas não sabem como é bom chegar a um ponto em que você pode ser o que quiser e não termos que dar contar disso. Como é bom ser, simplesmente ser. E só as mulheres de 30 sabem a importância disso.
Somos saudosas sim e lembramos fases passadas da vida, mas os divertimos com ela, não lamentamos pois certamente foram muito bem vividas. Do mesmo jeito nos imaginamos mais adiante, com 40, 45, 50 anos e damos as mesmas risadas.
Gente, cheguei aos 30 anos (e logo passarei dele para os 31) e passado o (breve) susto admito que hoje não gostaria de ter outra idade. Os homens podem até preferir as mais novinhas, mas certamente é com a mulher 'madura' que ele consegue ter uma conversa madura e trocar experiências. Hoje dou-me ao luxo de ter a experiência de 30 anos bem vividos e o comportamento da idade que me convém. Dou-me ao luxo de ser o que sou e ainda estar certa que muita coisa ainda virá...pois a vida aos 30 anos está só começando. E quer coisa melhor que desfrutar toda a experiência de vida dos 30 anos e ainda te darem uma aparência de 25? Aí minhas queridas...aí tá tudo certo!

Às minhas balzaquianas preferidas.

xoxo

5 comentários:

  1. Só escreve uma coisa "belas palavras e definiçoes" beijos.

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha brigadão queridooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei o Maximoooooooooooooooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Já me sinto incluida no rol das suas balzacas preferidas...heheheheheheh!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Claaaaaro que está nesse rol mais que especial hahahahahaha

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.