quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chick Lit's diva: Sophie Kinsella

Gente, adooooro chicks lit. Sou chegada numa leitura mais séria, mega viciada em livros de filosofia e (auto)biografias, sou fanática pelas obras de Janes Austen, enfim, considero-me devoradora de livros e conteúdos, mas também tenho meu momento 'quero ler um livro leve e descontraído, pouco pretencioso', entendem? hehehhe. São nessas horas que recorro a Sophie Kinsella, a diva dos chicks lit.

Antes de tudo, para quem nunca ouviu esse termo, chick lit é a literatura voltada especialmente para a mulheres, falando no melhor termo popular brasileiro 'Livro de Mulherzinha' hahahahaha (chick = meninas/mulheres, lit = literatura). Basicamente falando gente, são romances bem leves, mega charmosos e muito divertidos cujo personagem principal normalmente é uma mulher moderna, (normalmente na casa do 20 aos 30 anos, mas isso não é regra), independente, culta e na maioria das vezes envolvidas em tramas engraçadíssimas super comuns nao nosso dia-a-dia. O chick lit é um gênero voltado 100% para o entretenimento, cujo objetivo principal é divertir. Falam que são livros para mulheres porque só nós gostamos dessa temática né? O universo das viciadas em compras, a figuraça em busca do homem dos sonhos, a executiva que larga tudo para ir atrás de um sonho maluco, enfim...são romances pouco pretenciosos mas que fazem um sucesso absurdo. Enfim gente, nada mais é que o dia-a-dia da mulher moderna relatada com muito, mas muito bom humor e leveza e que brinca e estraçalha ironicamente com nossos problemas diários e suas inseguranças mais intimas, por isso nos identificamos tanto com eles!

Nos EUA e Inglaterra esse gênero já é bemmm popular entre as mulheres, sendo incrivelmente difundido e rentável, inclusive boa parte das autoras também vêem desses países. Sempre que viajo para os EUA, trago vááários desses livros de lá pois além de ter quilômetros de prateleiras dedicadas a esse gênero, eles são beeeemmm baratinhos (aliás, livros lá fora são bemmmm mais baratos do que os preços absurdos que nos são cobrados aqui, isso me revolta demais!). Já aqui no Brasil, acredito que esse gênero tem crescido bastante, inclusive acho que quem começou com essa onde chick lit aqui no Brasil foi o filme 'O Diário de Bridget Jones' da inglesa Helen Fielding, que levou muitas mulheres a irem atrás dos livros dessa personagem divertidíssima. Eu super me identifico com ela gente...hahahahaha

Pessoas, para quem não tem muita paciência para leitura mas quer se apegar esse hábito (aconselho demais!), acho que começar pelos chicks lit pode ser uma boa ideia viu?! Por ser uma leitura descontraída, leve, engraçada e apesar de uns livros serem até bem grossos, a leitura costuma ser rápida já que nos apegamos à história de uma forma tão incrível que acabamos rapinho e logo queremos começar outro.
Normalmente mantenho no meu criado mudo um chick list e um livro mais sério. No momento estou terminando de ler A Menina de Vinte (fantástico, rio mundos!) chick lit da Sophie Kinsella e a biografia da mestra Clarice Lispector. Para quem gosta de ler como eu, é bem comum se ver no meio de duas leituras. Isso é possível viu? Desde que sejam conteúdos bem diferentes senão a leitura fica muito pesada. Há quem não goste, claro, mas sempre dedico uma noite ao chick lit e outro ao outro livro e aí é batata. Leitura boa garantida todos os dias/noites!

Olha gente, uma última observação sobre o gênero ckick lit. Não se deixem enganar preconceituosamente pelas capas coloridas e fofas deles. Muitos deles nos trazem questões mais profundas do que realmente parecem passar. Não é porque o chick lit procura sempre focar os conflitos de forma bem-humorada que no final não terá nada a acrescentar, nada disso! É possível sim tirar muita coisa boa desses livros viu? E outra, quem disse que leitura boa, é leitura séria? Dar risada faz bem também...e como!

Muito bem, deixa eu falar agora da Sophie Kinsella que de longe é minha autora preferida de ckick lit!
Conheci os trabalhos da inglesa Sophie Kinsella quando morei na Inglaterra por bastante tempo (saudade que dói parte I). Ao lado do meu curso tinha uma livraria enooorme e recheada de titulos encantadores e sedutores (saudade que dói parte II). Foi lá que comprei meu primeiro chick lit e aí viciei!
Sophie Kinsella é uma ex-jornalista de economia, com especialização na área financeira que largou tudo para se tornar escritora. Entrou para a lista de bestseller em 2000 com a série (já conhecido no cinema) The Secret Dreamworl of a Sopaholic (meu primeiro chick lit), que acompanha a tragétoria de uma garota desesperadamente viciada por compras. Acredito que muitas de indetificariam com a Beck Bloomwood, não só nas suas maiores trapalhadas do dia-a-dia e relacionamentos mas na luta constante para vencer seu maior vício consumista. A série já conta com outros 5 livros e são igualmente bem-sucedidos em relação ao primeiro. Os títulos são:

- The Secret Dreamworld of a Shopaholic (2000) também publicado como Confessions of a Shopaholic (2001). Em português: Delírios de Consumo de Becky Bloom
- Shopaholic Abroad (2001) também publicado como Shopaholic Takes Manhattan (2002). Em português: Becky Bloom - Delírios de Consumo na 5ª Avenida  
- Shopaholic Ties The Knot (2002). Em português: As Listas de Casamento de Becky Bloom
- Shopaholic & Sister (2004). Em português: A Irmã de Becky Bloom
 - Shopaholic & Baby (2007). Em português: O Chá-de-Bebê de Becky Bloom
- Mini Shopaholic (2010) - esse ainda não li pois acabou de ser lançado na Inglaterra, mas em breve terei ele em mãos! hehehehe

Alguns dos grandes sucessos da Sophie Kinsella. Capas mega coloridas!

Outros grandes sucessos imperdíveis (EUA e England) da Sophie Kinsella são: Can You Keep A Secret? (2003 - O Segredo de Emma Corrigan) , The Undomestic Goddness (2005 - Samantha Sweet, Executiva do Lar), Remember Me? (2008 - Lembra de mim?) e Twenties Girl (2009 - Menina de Vinte). Detalhe, li todos e amei!!!! Só não li o The Undomestic Goddness e o último, A Garota de Vinte que é o que atualmente estou acabado de ler! Já deu para perceber que gosto da diva né?

Olha gente, ainda tem muuuitos títulos da Sophie mas infelizmente nem 60% chegam aqui no Brasil, o que é uma pena, mas sempre existe a Amazon.com e as viagens para o exterior né?

Uma outra diva do ckick lit cujos livros são muito bem divulgados e vendidos aqui no Brasil é a autora irlandesa Marian Keyes, acho que algumas de vocês já devem ter ouvido dela. Ela segue a linha da Sophie Kinsella, mas acredito que suas personagens carregam uma carga mais pesada de drama e conflitos, ma sem jamais, jamais mesmo, abrir mão do bom humor e leveza, intens imprescindíveis num ckick lit.
Autora de vários best sellers do gênero chick lit, seus temas centrais, como disse, são compostos por assuntos delicados, como luto, depressão e violência doméstica. As personagens criadas pela escritora possuem perfis bem realistas e permitem com que o leitor se identifique com a trajetória de vida narrada, mas como disse, ela não abre mão de narrar essas temas com muito bom humor, o que deixa o livro mais interessante - abordar temas polêmicos, com a realismo e seriedade que eles merecem porém de forma leve. Acredito que algumas passagens na vida de Marian Leye levaram ela a seguir essa linha de temas mais polêmicos. Em um momento de sua vida, Marian lutou contra o vício do alcool e até mesmo o suicídio e assim que venceu a batalha contra esses dois males, ela se lançou de forma muito bem sucedida ao mundo da literatura.

Livros de Marian Keyes publicados no Brasil:
- Melancia (2003 - Watermelon) 
- Férias (2004 - Rachel's Holiday)
- Sushi (2004 - Sushi for Beginners)
- Casório (2005 - Lucy Sullivan Is Getting Married)
- É Agora... ou Nunca (2006 - Last Chance Saloon)
- Los Angeles (2007 - Angels)
- Um Best Seller pra Chamar de Meu (2008 - The Other Side of the Story)
- Tem Alguém Aí? (2009 - Anybody Out There)
- Cheio de Charme  (2010 - This Charming Man)

Sucessos da Marian Keyes publicados no Brasil
Bom gente, pra variar tenho todos esses livros da Marian (quase, acho que falta o Sushi), inclusive o This Charming Man ganhei de Natal e já é o próximo na lista para começar a ler. Esqueci de citar mas também estou nas últimas páginas do The Other Side of the Story. Como vêem, sou a mais viciada em chick lit né? hahahahaha Por mim gastava todo meu dinheiro em música, filmes e livros, masssss as contas/responsabilidades estão aí e não são poucas.
Eu simplemsente amo essas 3 expressões de arte e comunicação: música, filmes e livros.

Claro que existem ainda muitas outras autoras de ckick lit mas ficaria demais para um único post, então resolvi citar somente minhas duas favoritas: Sophie Kinsella e Marian Keyes.

Espero que tenham curtido. Quem já é fã de chick lit e quiser recomendar algo, adorarei!
Quem  nunca leu, fica aqui a dica ok?! Espero que leia e curta!

Até a próxima!

xoxo

2 comentários:

  1. EU AMO A SOPHIE KINSELLA, LI TODOS OS LIVROS DELA E PASSO ADIANTE POIS É SENSACIONAL. É UMA LEITURA, COMO VC DISSE, CHICK LIT, FICO AGUARDANDO ANCIOSAMENTE O LANÇAMENTO DE SEUS LIVROS, O ULTIMO MENINA DE VINTE, LI EM MENOS DE 3 DIAS....VC SABE QDO SERÁ O PROXIMO LANÇAMENTO???? ABÇ!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro a Sophie, definitivamente ela é a diva dos chock lits. Fiquei sabendo através de uma amiga que mora em Londres que ela acabou de lançar (set/2010) mais uma continuação da Becky Bloom -"Mini Shopaholic" - acho que deve ser tudo de bom. Acredito que ainda esse ano deve chear aqui no Brasil! É só esperar hehehehe

    Beijos e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.