domingo, 23 de janeiro de 2011

Filmes de domingo!

Acho que o título desse post deveria ser Lições de Domingo e logo entenderão o porquê!

Acho que todos que acompanham o Mariolando já perceberam minha paixão por filmes né? Ela é escancarada para todos aqueles que me conhecem e aqui no blog. Seja cinema, dvd, filme na tv, enfim, não importa...filme! Como disse a A Cara da Riqueza em um de meus posts, como ela chego a ser anti-social por preferir ficar em casa vendo filmes a pegar baladas por aí hehehe
Tenho uma preferência por filmes biográficos. Saber que aquela história aconteceu de fato e que aquele personagem não existiu só no filme, mas na vida real,  mexe comigo e muda sempre alguma coisa em mim, na minha forma de pensar, minhas atitudes, enfim, me deixo levar pelas lições ali deixadas.
Acredito que histórias reais que são eternizadas em filmes ou mesmo livros não são mera histórias, são lições que devem ser compartilhadas com o mundo. Reverenciar alguém/algo que tenha feito diferença na vida de alguém, nem que tenha sido na vida de uma única pessoa, faz dessa história algo especial e que ode mudar a vida de muita gente por aí. É...mas também há tantas grandes histórias por ai que morrem no anonimato não é?

Somos insitgados a ver filmes que sejam grandes campeões de bilheteria ou que tenha um time de estrelas né? Eu também gosto mas tenho uma quedinha toda especial pelos títulos desconhecidos, aqueles que ficam no canto da prateleira escondido e principalmente que tenha escrito 'Baseado numa história real'  na capa hahahaha
Pois bem, esse domingo eu pude conhecer duas grandes histórias, bem diferentes mas também bem parecidas hehehehe

O primeiro filme que assisiti chama-se Secretariat: The Making of a Champion (2010). Apesar de ser uma produção Disney confesso que nunca tinha ouvido falar e só depois que cheguei em casa com ele foi que vi que tinha grandes nomes do cinema como Diane Lane, John Malkovich e outros. O "The Impossible True Story" e a própria ilustração da capa me deixaram cega de qualquer vaidade do mundo do cinema.
Secretariat é a história real daquele que foi um dos, se não O maior cavalo de corridas que já existiu. Sou contra qualquer prática com animais que esteja fora de seu comportamento natural como adestramentos, rodeios, touradas, rinhas e inclusive as corridas, mas ao ver esse filme e ver a história do Secretariat (o cavalo que na realidade se chamava Big Red), aprendi que animais têm sim paixões, aquelas que vão além do amor aos seus 'donos', uma ração mais gostosa ou um brinquedinho favorito, inclusive os cavalos...aprendi que há cavalos que nasceram para correr, independente de ser no pasto, na rua, numa pista de corrida, o que eles querem é correr e para isso eles ignoram até mesmo sua genética. Secretariat mostra que mesmo um cavalo pode nos mostrar que tudo é possível quando é feito com paixão, com vontade, com garra, independente de ser bicho homem ou animal. Não é porque é um animal que não tem vontade própria, paixões, garra e perseverança...Secretariat, ou melhor, Big Red, ficou conhecido na história não só como um grande cavalo de corrida, mas como símbolo de superação e de que nem sempre tudo o que achamos que é, é, principlamente quando temos ao nosso lado pessoas que acreditam em nós mesmo quando o mundo parece ir contra.
Acredito que o foco do filme seja a Penny Chenery/Tweedy, a proprietária de Big Red e herdeira de uma fazenda a beira da falência que perseverante e junto com outros guerreiros, torna o Big Red/Secretariat esse ser tão especial.
Confesso que o que mais me admira no filme é a força de um animal apaixonado pelo o que faz e toda sua superação para dar o melhor de si do que a do ser humano em torná-lo vencedor e provar aquilo que acredita. Mas assim gente, reconheço que Penny foi grande incentivadora, junto com sua grande equipe para tornar a história desse potro, uma grande lição de vida.

É preciso assistir para sentir o que senti em cada lágrima derramada.Talvez esse filme jamais ganhe um grande prêmio ou mesmo brilhe nos cinemas de sua cidade (apesar de ser merecedor pois além de tudo é uma grande produção). Talvez você como eu, nunca tenha ouvido falar nele. Talvez você ache isso tudo uma grande besteira, mas aí quem perde de conhecer uma das grandes histórias de vida que já existiu é você.

A segunda dica ganhou o prêmio Pearl Award no Internaticonal Family Film Festival. É...family film, parece chato para quem é chegado numa ficção científica e filmes mais emocionantes né? Pois para mim, nada mais emocionante do que uma história real envolvente, cheia de Fé para passar mensagens positivas para nós que vivemos esses days after days tão problémáticos às vezes, reclamando do mundo...

A capa de The Way Home (O Caminho Para Casa - 2010) passa bem a ideia de ser um filme típico da Sessão da Tarde, daqueles que dá sono sabe? Apesar de ter o bofe escândalo Dean Cain na capa, confesso que mais uma vez o que me chamou a atençao foi o "Baseado em uma inspiradora história real' escrito na capa.
Gente, o filme é basicamente a história de uma casal em crise que o filho desaparecido do nada e narra todo o desespero pela busca da criança. Seria mais um filme com essa temática se não fosse todo o clamor emotivo que ele passa. A esperança de que ainda existem pessoas capazes de nos ajudar mesmo sem nos conhecer. Passa aquela sensação que meus problemas perto do deles são tão pequenos que me sinto obrigada a rever minhas atitudes. E não, não é só um filme como stamos acostumados a dizer, é uma história real. É a vida como ela é. A vida mostrando que nem sempre tudo acontece no vizinho ou nos filmes. Essa história mostrou que o momento de maior desespero para uma família já em crise pode também ser a salvação dessa família se ainda existe amor, Fé e aprendizado...são tantas lições, tantas mensagens...

Filmes como esses dois têm no fim das contas uma função muito maior do que simplesmente arrecadar milhões de espectadores ou grandes prêmios. A intenção de filmes como esses dois e outros já citados aqui no blog é mostrar que no nosso mundo real, existe sim finais felizes. Existem as pessoas boas e a bondade sincera em suas atitudes e palavras. Existe o bem vencendo o mal e sobretudo, existe Deus.

Eu quis compartilhar esses filmes porque, como poucos, as histórias mexeram comigo e fizeram com que eu quisesse espalhar toda essa emoção que senti. Certamente eu assistirei esses filmes outras centenas de vezes sem cansar. Talvez ninguém mais assista. Talvez alguns nem cheguem ao final desse post. Talvez todos corram atrás para assistí-los...não sei...só sei que nesse post eu digo que o bem existe sim em algum lugar por aí e junto dele caminha a Fé, a esperança, os finais felizes e lágrimas de felicidade diante das dificuldades e obstáculos que temos que superar antes de desistir e às vezes são nesses filmes desconhecidos inspirados em histórias reais, escondidinhos nas prateleiras, que reconhecemos esses caminhos.

Para quem quiser ver um pouquinho dos filmes, segue link dos trailers!
Secretariat: http://www.youtube.com/watch?v=RGLA6Xxoz7k
The Way Home (trailer em inglês): http://www.youtube.com/watch?v=0sC3OxvWz8M

Até a próxima!

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.