segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Queijos, vinhos e campos de lavanda - Parte I

Gente, dicas de viagem faz parte do Mariolando e vou desde Águas de São Pedro até lugares incríveis no Sul da França e é exatamente para lá que vamos. Talvez esse post seja mais que uma dica de viagem, mas um relato do que foi uma das melhores e emocionantes viagens que já fiz na vida! Bom, dividirei essa 'aventura' toda em partes porque senão o post ficará muito longo e quero compartilhar com vocês todas as aventuras, emoções e lindezas da vida que vivi nessa 1 semana de backpacking na França bem direitinho rs. Sem contar né gente que 'cenas do próximo capítulo' sempre dá mais emoção hehehehe
Outra vantagem é que consigo colocar mais fotos, mas as que colocarei aqui, nem todas foram tiradas por mim. Meu álbum da viagem está todo em São Paulo =( porém também para evitar maiores aborrecimentos que só eu sei que podem vir a acontecer, decidi pegar fotos na internet.
Qualquer coisa, se quiserem muito ver as minhas é só pedirem que escaneio as mais 'publicáveis' e mostro num outro post ok?

Como já falei, em 2003 tive a alegria (agradecimento eterno aos meus pais) de morar na Inglaterra e apesar da agenda intensa de estudos (curso integral) rolou a oportunidade viajar algumas vezes e uma dessas viagens foi para o então desconhecido Sul da França. Confesso que para mim França estava resumida a Paris, mas hoje eu digo só uma coisa sobre essa região: INACREDITÁVEL!!
Quando conheci aqueles lugares pelos quais passei, percebo que Paris não é tão romântica nem incrível quanto falam! hahaha
Claro que não tivemos tempo de viajar todo o sul da França, afinal era apenas 1 semana de trem e apesar de termos ido total no estilo backpacking, não queríamos passar voando pelas cidades, mas sim desfrutar de uma viagem agradável e tranquila.
O roteiro escolhido foi Montpellier - Carcassone - Toulouse - Aix en Provence- Montpellier.
Roterio lindo, eu super animada mas confesso que um pouco apreensiva pelo fato de ser fluente no inglês porém meu francês é resumido em 'au revoir, merci' e nada mais hahahahahaha mas como eu estava acompanhada de uma pessoa que já havia vivido na França, facilitava e muito minha vida afinal sabemos que os franceses não são os maiores fãs em falar novos idiomas né?

Stansted - Montpellier: O dia começou cheio de aventura e longas jornadas. Saímos de Brighon direto para o movimentadíssimo aeroporto Stansted no c* do mundo se me permitem dizer (ok, 48km de Londres, o que facilita mais para os londrinos). Acredito que fazer Brighton - Stansted de ônibus foi bem mais longo que o vôo Stansted - Montpellier mas enfim, foi delícia anyway já que tava muito entusiasmada por tirar uns diazinhos de férias do curso hehehehe.
Pois bem, chegamos em Montpellier já de madrugada. Dois mochileiros perdidos na noite hahahahaha. Gente, vocês não têm noção do que foi a nossa busca por hotel. Não, não reservamos hotel em nenhuma das cidades. Simplesmente tinhamos um roteiro e nada mais.

Arco do Triunfo
marco na entrada da cidade
Pegamos um ônibus no aerporto que nos deixou em algum lugar que parecia ser o centro de Montpellier. De madrigada nada ajuda né? Andamos, andamos e andamos e não víamos uma viva alma na rua hahahahaha eu lógico comecei a dar risada. Realmente não me importo com esse tipo de situação. Frescura é algo que não faz parte da minha personalidade. Se tivéssemos que nos sentar ali na calçada e esperar amanhecer, massa! O peso da mochila incomodava um pouco mas nada como uma paradinha para descansar para resolver o desconforto! Depois de quase 1 hora de caminhada avistamos um hotelzinho. Entramos felizes da vida, mas felicidade de mochileiros sem reserva dura pouco. O tal hotelzinho super escondido estava LOTADO! Pois é, ali vi que tinha algo estranho. Um hotelzinho escondidinho, lotado, das duas uma, ou era 'O' hotel exótico 5 estrelas de Montpellier ou ali tinha coisa. Bom, depois dele entramos em mais 3 hoteis e todos lotados! A coisa realmente tava ficando estranha hehehehe
Bom, continuamos caminhando e do nada pessoas começaram a aparecer na rua, muito alegres, algumas bem chapadas e até fantasiadas, divertidíssimo! Ali comecei a ter certeza que alguma coisa estava acontecendo e não sei se amava a ideia ou apenas adorava hahahaha, achar ruim jamais, afinal estava na França e não deprimir jamais! Claro, tava achando aquilo estranho mas engraçado demais hahahahaha
Encontramos uma tia fantasiada de sabe Deus o que, 'muitcho doidcha' na rua que nos indicou um outro hotel ali perto (só a gente pra perguntar para aquela cidadã naquele estado!) e então caminhando mais um pouco, levemente perdidos pela indicação da tia (o que seria óbvio já duvido que ela lembrava onde morava naquele estado mais enfim...) demos de cara com uma praça gigante e cheeeeia de gente jovem. Pessoas, era carnaval em Montpellier!! Sério!!!!!!
Estávamos na Place de la Comédie no meio do 'não lembro bem o nome do evento' mas a coisa era meio que relativa ao nosso carnaval e a cidade bomba nessa época (acho que fomos em março), por isso os hoteis lotados! Foi a coisa mais incrível que já vi e olha que a festa já tava no final. Fiquei mega empolgada, começamos muito bem a viagem! Sério mesmo, sem ironias ok?
Enfim, começou a bater um cansaço de verdade e então avistamos um hotel categoria 5 estrelas bem na praça. Cara, confesso que pensamos na possibilidade de gastar alguns muitos euros ficando lá já que depois que descobrimos a tal festa, nossas esperanças em encontrar um hotel mais baratinho e com vaga eram quase inexistentes. Ok, deu um estalo, o bolso doeu e resolvemos procurar mais um pouco. Achamos o (pelo menos para mim) inesquecivel Hotel Royal. Inesquecível não por termos achado um quarto, a suit 16 (com banheiro e chuveiro dentro!!!! Acreditem, isso é luxo) mas por outros motivos que são só meus hehehehehe. Preço bom, acomodações boas e excelente localização. Só Deus mesmo hahahahahaha
Adorei o TAM (transporte de
l'agglomération de Montpellier)
Transporte climatizado e rápido
Bom, depois de uma maravilhosa madrugada de sono acordamos animados. Confesso que eu tava um pouco quebrada por ter caminhado horas com a mochila mas queria demais conhecer a cidade. Gente, pense num lugar lindo. Fomos meio que direto para a Place de la Comédie para ver o babado à luz do dia e ficamos sabendo que a noite anterior havia sido o último dia da festividade. Aquela cidade me surpreendia a cada esquina que a gente virava. Ruelas estreitas lotadas de comércio davam em lindas praças de grama verde bem cuidada, a arquitetura moderna brincava fazendo sombra na linda arquitetura antiga...andamos o dia todo, pegamos o TAM, transporte típico da cidade, super moderno (hehehehe) que é uma espécie de monorail que circula por dentro da cidade, bem legal, mas se bem me lembro, nos perdemos uma vez de tanto que rodamos pela cidade mas logo nos achamos hehehehehehe, faz parte né?
Bom, a alimentação era uma coisa a parte. Como a grana era curta, eu adoraaaava entrar no supermercado e mandar ver em vinhos divos e baguetes recheadééééérrimas com camembert, meu queijo preferido no mundo todo além do brie, à preço de banana (do Brasil claro). Tenho uma foto óóóótema desses lanches. Meu, PRECISO pegar essas essas fotos em SP e escanear algumas. Farei um post só com fotos dessa viagem, prometo!
Voltando...à noite na hora do jantar lembro que escolhemos uma vendinha de sanduiches bem simplesinha porém apetitosa e com uma cara ótima quase em frente ao nosso hotel e claro, me joguei na baguette com camembert...de novo! Essa imagem ainda é tão recente em minha memória que lembro que 'jantamos' sentados num 'toquinho' de concreto que ficava nas calçadas pois todas as mesas estavam ocupadas e lembro que ali perto tinha uma internet café. Lembro de ter pensado em mandar um email para minha mãe avisando que estava tudo ok, mas aquele momento cheio de tanta simplicidade (tirando o fato de estarmos na França, ok!) estava tão incrívelmente delicioso que não quis interromper aquilo por nada.
Jantamos, demos uma última volta pela Place de la Comédie e voltamos para o hotel exaustos e felizes. O dia seguinte seria longo, rumo à Carcassone...
Gente, no próximo post a continuação de uma das melhores e mais divertidas viagens que já fiz. Próxima parada: Carcassone


Place de la Comédie
 famosa praça onde descobrimos
que estava acontecendo um verdadeiro 'carnaval' na
cidade. Lá no fundo, o Teatro de Opera do século XVIII


Place de la Canourgue







Até a próxima!

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.