sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Saudade

Pois é, o coração aperta ao falar desse lugar, os olhos lacrimejam e os dedos parecem paralizar ao tentar digitar qualquer coisa referente ao meu lugar preferido no mundo...até hoje!
Muita gente aqui provavelmente não fará ideia de que lugar é esse, uns saberão e outros terão certeza e saberá dizer o quanto esse lugar representou para mim e para minha família.

Vista aérea da Praia de Toquinho (PE)
Antes de começar, Praia de Toquinho fica no Litoral Sul de Pernambuco e possui tal denominação devido a uma antiga fazenda de cocos, fixada na região nos anos 1970, da qual possuía tocos de coqueiros. É composta basicamente de um condomínio fechado sendo somente liberada a entrada para os proprietários de casas e convidados.

Mas Toquinho para mim é mais do que isso...

Toquinho para mim é sinônimo de dias feliz, mergulhos no mar, andar pela praia de areia branca e fina quase deserta, cair de mobilete e prender a dirigir. É dar muito mergulho na piscina de casa, lutas sem fiiiim com 'muriçocas' no fim de tarde/noite e moscas na hora do almoço, ver a Lori (minha shitzu linda!) caçar lagartixa, lembrar a Annie se jogando na piscina (adorava!), sujar o pé na rua ainda não asfaltada naquela época boa.
Quem conhece Toquinho, aprende a amar a natureza e não sabe dizer se prefere rio, mar ou piscina. hehehe

A melhor parte do dia: entrar por esse portão
A casa era de uma simplicidade linda mas ao mesmo tempo tão rica e colorida. Tinha tudo o que eu mais precisava na vida: tranquilidade, sol, piscina, muita risada no ar e uma churrasqueira. Ahhh e tinha um jardim com um gramado que certezamente era o lugar favorito da minha gordinha.


A Gorda onde mais gostava de brincar, no jardim!
 Cansei de contar quantos espinhos entram no meu pé atravessando o terreno que dava para o mar e de viajar e sonhar durante o espetáculo que o sol dava ao se despedir de mais um lindo dia. Lá aprendi a andar na água com os dois pés e até com um, falo de esquiar e aprendi também que cair do ski no meio do rio, perto do mangue não mata, ao contrário, a água é mais gostosa.

Foi lá que me vesti de alauça (tradição pernambuca) e desfilei de havaiana no carnaval. Levei muito tombo de bicicleta mas o primeiro de mobilete a gente nunca esquece. Em Toquinho vi nossa casa receber 20 pessoas, mas ela era igualmente deliciosa com apenas 1 pessoa. A energia dela era sem igual!
Sua vista era única, a simplicdade era rica!

Em Toquinho pude conhecer e cruzar com pessoas incríveis e de uma simplicida de enorme. Foi lá que aprendi a colocar os pés no chão de verdade e levar iso na vida para sempre. Foi em Toquinho que, deitada das espreguiçadeiras do deck, sonhei, chorei de saudade, tive queimaduras exageradas de sol por falta de protetor (ups!) e queimei muito os pés pois o sol super esquentava a madeira do deck hahahaha


Aquela piscina era meu templo, meu forte e lugar preferido da casa toda, lá dei meus primeiros mergulhos. Saia de lá só quando estava toda enrugada. Lá brincava de cambalhota, fazia de conta que era umuma super heroína, inventava mil saltos e tentava bater recorde de ficar embaixo d'água sem respirar e adoraaava boiar por horas nos colchões coloridos em forma de jacaré, cadeira, boia...
Lá levei pessoas especiais...levei um grande amor que me prometeu amor eterno em pleno pôr-do-sol...o amor não foi eterno, foi-se embora com o sol, mas foi embaixo daquele mesmo pôr-do-sol que chorei sua ausência e lamentei o seu fim de tantos sonhos.

A vista daquele lugar jamais sairá da minha mente. O som do 'totó' levando os moradores da barra de volta para casa, as lanches passando a mil arrastando os jovens que se arriscavam nos skis. O cheiro do rio quando estava enchendo. A simplicidade das jangadas se misturava aos iates luxuosos, mas todos ali eram iguais: felizes!


Toquinho era bom no começo, uns 20 anos atrás. Bicicleta, passeios de jangada até a lagoa azul, comer manga no mar e no fim de tarde contemplar o pôr-do-sol deitada na rede da área de lazer.
Toquinho era jogar baralho nas mesas do deck, sanduiche de patê de presunto nos passeios de barco e desfile de lanchas decoradas no carnaval. Era alaúças e blocos de carnaval de 6 cablocos vindas da barra para descolar um troquinho.
Toquinho era o tiozinho do carrinho de sorvete e do doce japonês tocando o sino anunciando a chegada. Toquinho tem gosto de picolé do côco e de morango que a caseira trazia para a gente lá da barra. Igual àquele não tem.

Um dia perfeito era acordar cedo com o sol rachando, ver meus pais saindo para caminhar na praia. Tomava meu mega café da manhã caprichado e corrida da mesa direto para mergulhar na piscina, sem
escala! Daí berrava 'Nenaaaaaaa' e lá vinha ela na sua calma de costume...enquanto ela se arrastava, eu corria para selecionar o setlist musical e arrasava!. Nena finalmente chegava e já sabia - passar protetor nas minhas costas. Deitava na minha espreguiçadeira preferida: a do meio e ficava lá atéééé sentir o corpo arder folheado uma revista ou lendo um livro. Daí ouvia meus pais chegando da praia e corria para piscina, era lei chegar da praia, tomar um ducha no chuveirão e mergulhar naquela piscina linda, grande e azul com direito a cascata e morcegão no fundo! Às vezes pegávamos a lancha e íamos até a Lagoa Azul, ficávamos lá conversando, chupando manga dentro do mar (hahahaha só tinha graça chupar manga no mar) e dávamos algumas caminhadas mas no fim acabávamos nos bronzeando na areia firme daquela praia linda e quase deserta. Daí voltávamos para nosso lar e passavamos o resto do dia lá, almoçando ao ar livre. Em Toquinho tomamos café no almoço e almoçamos no jantar. Lá isso é normal! Finalmente quando o sol parecia se despedir, eu ia lá pra parte de baixo do deck, sentava e tocava o rio com os pés, sonhando com o futuro, desejando coisas boas ao universo e agradecendo a Deus por aquele lugar e pela honra de viver lá. Só entrava em casa para tomar um banho gelaaaado já de noite e isso mesmo, após o jantar, íamos todos lá para o deck ver as estrelas, ler revista, contar causos, ouvir música ou jogar baralho/dominó.
Antes de dormir no quarto coladinho ao quarto dos meus pais, num colchão finiiinho mas tão gostoso que jamais esqueci, agradecia a Deus por ter aquele pedaço de paz onde a alegria era soberana e o sol era rei!

Todo domingo antes de voltar para a 'cidade' (Recife), normalmente já no fim de tarde, corria lá para o deck, via o sol se pôr, o rio caaaalmo, um ou outro ainda passando de lancha, esquiando, então eu me despedia daquele paraíso...feliz, pois sabia que logo logo schegaria a tão desejada sexta-feira ...

Deck lá de casa. Amava esses postes antigos!
Toquinho não tinha só coisa boa, tinha as mais ou menos pois ruim era raro. Cair de bicicleta dentro da piscina, tombar com a mobilite e atolar na areia fofa com a bicicleta e ter uma pedra de construção enfiada na perna. Estourar o pneu do carro pelo 'gelo baiano' tentando desviar de uma família de pintinhos que atravessava a rua e...afundar a lancha...é...mas não fui eu ok???? Mas quer saber? Tudo no final acabava bem...

Toquinho era discutir com os pais porque queria ir com as amigas para Porto de Galinhas com o carro e ao dizerem não, saia caminhando com raiva até chegar na ponta da praia e ver o encontro do mar com o rio e aquilo simplesmente mudava seu humor, meu dia, ou melhor, minha vida! E se estivesse num dia de sorte, avistaria um boto lindo nadando pelo rio de água escura. Mas essa sorte só tive uma vez com meu saudoso e querido tio Glauco. Ele atraia sempre coisas boas, inclusive botos. hehehe

Toquinho era a Bruna pequeniniiiinha, netinha da nossa vizinha querida, me pedindo bala o tempo todo. Sim, porque bala, churrasco e picolé nunca faltou lá em casa! Era sentar na grande mesa do café da manhã e ver delícias como cuscuz com leite de côco, manguzá, queijo coalho e tantas outras delícias lotando a mesa. Era sentar às 5 da tarde nas mesas da piscina com os vizinhos de uma vida e almoçar um churrasco feito por sr. Ivanildo (ele às vezes me chamava de dona Mari hahahahahaha). Ouvir Nena cantando seu hinos religiosos e me perguntar quando que ela finalmente iria raspar as pernas hahahahaha e as patolas? Sujar a mão quebrando patola era quase poético! hahahahahaha
Toquinho era sair na rua aos 5 anos de idade vestida da alaúça, sem medo da violência, com meus amigos da vida toda e hoje vê-los casados. Alguns ainda têm causa lá e hoje vêem seus filhos fazendo a mesma brincadeira, mas acredito que já não fazem mais isso. As crianças de hoje já nâo têm mais tempo para esse tipo de brincadeira...


Toquinho é mais do que um pedaço de terra particular. Toquinho para mim é vida, são lembranças que jamais se apagarão da minha lembrança, é a janela pintada de vermelha e portão telado para gordinha não sair correndo pra rua, é o toque da grama do jardim nos meus pés e a maciez da pedalada nas calçadas do condonímio. Toquinho é mais que uma paisagem bonita, pois aquela paisagem é parte de você e da sua história.
Eu não trocava aquela casinha por mansão nenhuma. Ela não foi só uma das primeiras a serem levantadas naquele paraíso. Ela foi minha história e vivi cada pedacinho dela intensamente.

As janelas vermelhas que JAMAIS
sairão da minha mente, da minha vida
e do meu coração!
Hoje não sei como está Marinas do Aquirá, infelizmente precisamos vender nosso templo de paz. Hoje já não sento mais na janela vermelha, nem toco o rio com os pés, mas não tem problema. A casa pode não estar lá. A piscina pode ter secado e talvez o jardim já não seja mais tão verde e lindo como o sr. Ivanildo sempre deixava. A Kayuquito já não está mais ancorada lá na frente do deck, provavelmente a água já não é mais fria (hahaha) e as janelas mudaram de cor, mas eu estou lá, minha vida e minha história plantaram raízes naquela terra e de vez enquando ainda nadam naquele rio onde tantas vezes caí antes de aprender a esquiar!

Meu sonho de consumo foi e ainda é tudo isso, é um sonho realizado e incrivelmente realizado! Hoje fica a saudade, mas não uma saudade dolorida, é uma saudade gostosa. Tive a honra de viver nesse lugar e de pisar naquela terra antes de ser asfaltada e isso não é para ser lamentado só porque acabou!
Sonho bom, é sonho eterno!

Até a próxima!

xoxo

8 comentários:

  1. Que lindo Carol´s. Tô super emocionada.... ahhhh se aquela piscina contassem as histórias!!! Tempo bom....eu tive o prazer de conhecer, e ..... era exatamente assim....!

    ResponderExcluir
  2. Lindoooooo amiga!!!
    Chorei aqui!!
    Eu tive uma infancia mais ou menos assim em Tamandaré...e akeles dias nunca sairao da minha memória!! Espero que nossos filhos possam ter 10% do que tivemos aqui na nossa terrinha!!!
    Te amooo!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Carol
    Quem tá falando é Cláudia ,mae d eMAria ,que coisa linda ,que bom que é um lembrança gostosa,mil felicidade nesse novo ano e muitas realizaçoes
    beijos Cláudia

    ResponderExcluir
  4. MAri...acabei de chega de Toquinho e falamos muito dessa época em que éramos felizes com coisas tão simples. Lembramos de toda aquela turminha, andando de bicicleta, fazendo piquinique na lagoa azul, tomando banho de rio no final da tarde...Bruna na varanda olhando o jacaré na sua piscina, esperando o convite de Carol para pular o muro e ir brincar com vc. Lembramos da foto no carnaval, vocês todos vestidos de Alauça, todas as bicicletas estacionadas entre os coqueirinhos no muro da casa de minha mãe. Foi um fim de semana de saudades e fiquei feliz qd li esse post...cheguei a ficar emocionada lembrando de cada palavra de tudo que vc escreveu aqui. Seria tão bom se pudéssemos dar um "reset" nas nossas vidas e viver tudo novamente naquele paraíso. Acho que saberíamos aproveitar mais cada instante dos momentos ali vividos.O tempo não volta e Toquinho não é mais a mesma, mas você, Bruna e tantas outras crianças tiveram muita sorte de terem vivido uma parte da melhor fase da vida de vocês, a infância, naquele paraíso. Que isso seja mantido sempre na lembrança de todos nós.

    Tudo de melhor para vc em 2011, não desista dos seus sonhos, e nem do blog...persistência é a chave do sucesso! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, sua casa la tambem me traz lembranças ,maravilhosas da nossa infancia. Como eu lembro! Ver vc falar, ver a foto da piscina, foi mesmo que voltar no tempo.Tenho tamtas fotos da gente naquela piscina, fazemdp énteados com o cabelo molhado, lembra?kkkkkkk
    Quem conseguia fazer o topete maior. Lembro de aprender a anadar de bicicleta la dps de velha e se lembra da vez que me pediram em naoro enquanto vcs estavam no carro todo mundo so me esperando para voltar parea Recife.kkkkkkkkkkkkkkkk. So não posso contar o detalhe desse desfecho.
    deposi de muitos anos voltei a toquinho ano passado e toda vez que vou la na casa de um amigo de Beuno, falo da tua casa e dos nosso tempos.
    Um bjão!
    Freda

    ResponderExcluir
  6. Ah, esqueci de comentar, sua ex caseira Eni, trabalha lá em casa agora e sempre pergunta notícias de vcs...

    ResponderExcluir
  7. Mari... achei lindo tudo que você escreveu, meu sentimento por aquele paraíso é igual ao seu... tenho lindas lembranças de nossa infância lá e amo ver meu filho crescer tomando banho de rio e curtindo aquele paraíso... também lembro com muito carinho de sua casa que não sei se vc lembra mas foi de minha avó e onde passei ótimos momentos antes de ter minha casa. Querendo matar a saudade de nosso paraíso particular minha casa está a sua disposição sempre... beijos, Fabiana.

    ResponderExcluir
  8. Não é todo mundo que possui sensibilidade e talento para transmitir e despertar tantos sentimentos. Parabéns pela criatividade e qualidade dos textos !Adorei o blog!
    Sucesso!!!
    Teresa Rebello

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.