sábado, 11 de dezembro de 2010

É Natal e em alguns lugares, ele é sustentável!

Gente, assistindo ao jornal me surpreendi com a notícia de que esse ano teremosum Natal sustentável. Muito legal a iniciativa de alguns Estados brasileiros em adotar materiais recicláveis nas suas decorações natalinas.

A árvore de Natal do Parque do Ibirapuera em São Paulo é um lindo e poderoso exemplo!.
Quando que imaginaríamos a tecnologia aliada sustentabilidade numa árvore de Natal? Esse é o conceito que essa árvore de 68 metros traz. A árvore é toda trabalhada em lâmpadas LED que gastam bem menos eletricidade do que a convencional e ainda conta com uma boa parte feita com garrafas PET.
A previsão é de que as 75 toneladas de água que são utilizadas para encher as caixas d'água, que servem de lastro para a estrutura de 68 metros, serão reaproveitadas.

Como não foi diferente dos anos anteriores, milhares de pessoas acompanharam a inauguração dessa árvore que vem coroar uma fase de renovação não só para nós, mas para a saúde de nosso planeta. Fogos de artifício e muita música da banda mineira Pato Fú, marcaram esse momento. O coral do Santander complementou essa noite de festa e nem a chuva foi capaz de atrapalhar a animação do público.

A árvore de Natal do Ibirapuera será ligada todas as noites para o público que passa de carro ou passeia a pé pelo parque da zona sul da capital.

Eduardo Srur, conhecido por suas obras criativas e até um pouco provocativas (caiaques no rio Pinheiros, quem lembra?) espalhadas ao longo dos anos pela cidade de São Paulo, não agiu diferente neste Natal e espalhou pela cidade, 30 pequenas árvores de Natal sustentáveis, feitas de garrafas PET, estrados de madeira, latas de alumínio e por aí vai e para dar um toque 'a la Eduardo Srur', ao invés da tradicional estrela no topo das árvores, ele colocou o simbolo da reciclagem.
Por possuírem energia solar, as lindas não consomem nada de energia. Amigas do planeta, é isso aí!
Digno né? O cara tá fazendo a parte dele e dando o recado..
As árvores estão espalhadas pelas zonas Sul, Oeste e Centro de São Paulo.

Confira onde encontrar as 30 árvores do "Natal Sustentável" de Eduardo Srur:

1. Praça da Sé
2. Pátio do Colégio
3. Largo São Bento
4. Av. São João x r. Líbero Badaró
5. Viaduto do Chá
6. Av. São João x Largo do Paissandu
7. Praça Princesa Isabel
8. Rua Mauá
9. Rua Consolção x Praça Roosevelt
10. Estação da Luz
11. Metrô Vila Madalena
12. Av. Dr. Arnaldo x r. Teodoro Sampaio
13. Av. Dr. Arnaldo (próx. av. Paulista)
14. Av. Paulista x r. Minas Gerais
15. Av. Paulista x r. Consolação
16. Praça Rodrigues de Abreu
17. Av. Nove de Julho (próx. av. Paulista, lado Centro)
18. Parque Villa Lobos                                                               
19. Av. Brasil x av. Rebouças
20. Av. Brasil x r. Colômbia
21. Av. Faria Lima x av. Rebouças
22. Av. Faria Lima x r. Venceslau
23. Av. Faria Lima x av. Cidade Jardim
24. Av. Faria Lima x r. Tabapuã
25. Av. Nove de Julho x av. Cidade Jardim
26. Estação CPTM Cidade Jardim
27. Av. Juscelino Kubitschek x r. Chedid Jafet
28. Rua Chedid Jafet x r. Funchal
29. Av. Chucri Zaidan x av. Roberto Marinho
30. Av. Chucri Zaidan x av. Morumbi


Gente, saindo um pouco do sustentável e entrando simplesmente no tema decoração de Natal de São Paulo...como uma quase paulistana hehehehe (são 16 anos em Recife e 14 anos em São Paulo), preciso dizer para quem for para São Paulo e para os que já estão lá, não deixarem de ir na Paulista e na Rua Normandia, em Moema. Para mim são dois espetáculos à parte.

A Paulista arrasa gerallll e já é de praxe sair nos noticiários tamanha a beleza de sua decoração. Ao longo de toda a avenida, é possível passar por casas, prédios e escritórios linda e ricamente decorados. Luzes não faltam, música tampouco. Em alguns trechos pode-se ouvir lindos corais entoando cânticos natalinos. Impossível não parar e sonhar acordada por alguns minutos com um mundo melhor, com pessoas de bem né?
Este ano, a grande novidade na Paulista, é uma passarela gigantesca que atravessa a enorme avendia.
Gente, é de parar o trânsito de tão lindo que é. Quando você for lá, não esqueça de levar a câmera. Certamente essas imagens você vai querer lembrar para o resto de sua vida!

Bom, já a Rua Normandia, em Moema, te faz viajar para um outro mundo. É como se você pudesse visitar a terra de Papai Noel, independente de sua idade e crença. Até nevar, na Normandia neva. Cada ano é uma nova surpresa.
Até o dia 6 de janeiro é possível ir conferir a decoração dessa rua que tem um estilão bem europeu, inclusive...neva. É...neva sim. Você vai perder essa? A decoração é tradicional, toda trabalhada no verde, vermelho e branco, além de bonecos de neve, apresentações de coral e claaaaro, o querido e esperado Papai Noel circulando por toda a rua!!!

O que é mais bonito nessa época, é ver pessoas, as famílias, saírem nas ruas, juntas para apreciar tanta luz, tanta beleza e por alguns dias, é como se as ruas de São Paulo fossem os lugares mais seguros do mundo. Todos estão ali para se confraternizar e desejar ao mundo, um novo ano que se aproxima mais bonito e abençoado por Deus.
Então gente, xô violência né?!

(p.s. fotos tiradas da Internet)

Gente, nesse climão natalino do post, desejo a todos um Natal iluminado, de muita reflexão e oração e que Deus abençoe a todos nós com MUITO amor ao próximo, muita paz e muuuuitas felicidades neste ano que se aproxima, o resto galera...a gente corre atrás né?!!!

Até a próxima!

xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.