terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Recicle-se

Gente, o post de hoje é sobre materiais reciclados e o quão úteis eles podem ser, inclusive quando se trata de bijuterias e jóias...pois é!!!! Já imaginou sair por aí toda trabalhada num maxi colar divo e saber que além de lindo, ele é ecologicamente correto?

Sei que muita gente acha isso cafona, principalmente quando se trata de bijuterias, acessórios, relógios enfim, mas cafonice mesmo é outra coisa né gente?

Bom, pesquisando na net fiquei impressionada com a quantidade de artes recicláveis que muitos designers fazem com esses materiais.Peças feitas com garrafas pet e borracha de pneu, transformam-se em intens de grife...pois é gente!

Colar by Mana Bernardes feito com garrafa PET

Uma dessas 'eco'-artistas é a Mana Bernardes (link para o site), designer de jóias e artista
plástica conhecida mundialmente por suas peças cotidianas e projetos com estilistas e marcas renomadas. Em seu trabalho, Mana busca um caminho justo e sustentável através da educação, arte e design.
Mana é acima de tudo, uma poetisa e é justamente a partir da poesia que ela cria um conceito para suas criações. Essa visão poética porém, realista do mundo de Mana, é o que faz com que ela enxergue em garrafas pet, palitos de madeira, grampos, bolas de gudes entre outros, materiais nobres capazes de dar vida a uma linda peça que será ostentada por mulheres do mundo todo com o mesmo orgulho com que carregam uma peça em pedras raras ou ouro.

Outra grande designer que tem se sobressaído por essa iniciativa de utilizar materiais reciclados em suas peças é Junia Machado (link para o site). Recentemente ela lançou a linha 'O Luxo do PET' (Isis Valverde é o rosto dessa coleção) em que concilia de forma brilhante, materiais preciosos como ouro e pedras com a leveza e o colorido do plástico.
Gente, artistas como Junia e Mana deixam a imaginação correr solta e no final, o que encontramos são peças lindas, totalmente 'usáveis' não só no dia-a-dia mas também a noite.

O ouro e o plástico misturam-se harmoniosamente nas
peças da designer de jóias Junia Machado

Mas não é só jóias e bijuterias que podemos usar com materiais reciclados e orgânicos. Grifes com a Osklen, Lucy In The Sky e Toolee por exemplo, têm usado as fibras das garrafas PET na confecção de roupas e bolsas, dentre outros materias como a lã orgânica.
Uma curiosidade: 20 garrafas PET de dois litros equivalem a um quilo de fio.

Peça da Osklen feita com lá orgânica
Sem contar que além de roupas, jóias e bijuterias, também é possível trabalhar uma infinidade de intens com esses materiais: roupas de cama, bolsas, camisetas, sapatos e por aí vai...

 

Camisetas feitas com fibras retiradas
das garrafas PET

Camiseta Mizuno feita com
material das garrafas PET
















Sei que muita gente reluta em literalmente 'vestir' a sustentabilidade. Acham que são necessariamente peças feias, bregas e de má qualidade, mas eu acho muito bacana a iniciativa dessas marcas e estilistas que mostram que fashion mesmo é ser sustentável e que é possível sim, criar peças que acompanham as tendências da moda e ainda serem ecologicamente corretos.

Fica essa dica para vocês.
É preciso recuperar o estranho feito pelo homem ao longo de todos esses anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.