segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Hora de acordarrr...ou seria dormir?

Gente, recebi um email de uma amiga minha e eu achei bemmmm interessante.
Eu sempre busco matérioas sobre o sono. Não sei o que acontece mas sou a maaaais dorminhoca e tento entender isso de uma melhor forma. Mesmo que eu durma horas, dias(!!) seguidos, ainda assim acordo com sono. Masss nas horas que realmente preciso dormir, cadê o sono?
Quem não gosta de dormir né? Sou definitivamente do tipo que encosta e dorme. Quando pequena, entrava no carro e apagava. Durante anos, quando ia visitar minha avó em Miami, eu sequer sabia o caminho do nosso apartamento para a acasa dela...foram anossss indo e só fui conhecer depois que essa 'síndrome' diminuiu hahahahaha


Mas falando sério gente. É preciso estarmos conscientes da importância que uma boa noite de sono faz. Não é só aquele lance de "preciso dormir 8 horas no mínimo senão acordo de mau humor", ou então "nossa, se eu dormir menos de 6 horas por noite, acordo com as olheiras tocando o chão". Bom, isso também acontece claro e depende de cada organismo, mas é fato que nosso corpo foi feito para funcionar tantas horas seguidas e x horas de repouso gente, não tem jeito.

Não adianta de dar um de corajoso(a) e sair por aí varando noites a fio acordado(a). A expressão "dormir é para os fracos" não existe e nem deve existir. Uma hora, você vai ver que quando a fraqueza bater pela falta de sono necessário, essa frase não terá mais nenhum cabimento para você.




Agora gente, mas do que uma boa noite de sono, acho também interessante sabermos como uma noite bem dormida pode influenciar seu bem estar e o bom funcionamento do seu organismo e é justamente sobre isso que o email trata. Ele relata como seu organismo funciona nas diversas horas da noite até a manhã seguinte. Interessante né? Vamos ao email:

"Razões para dormir e despertar cedo:
- Das 21 às 23:00: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação)  mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento.
Geralmente a estas horas mamães realizam atividades, tais como, limpar a cozinha, monitorar  que tudo esteja pronto para o dia seguinte, etc., atividades que causam falta de relaxamento o que  gera um efeito negativo para a saúde.
- Das 23 - 01:00am: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e idealmente deve ser processado num estado de sono profundo.
- Durante as primeiras horas da manhã 01:00 03:00: processo de desintoxicação da vesícula biliar (ops, não tenho!), idealmente deve suceder também num estado de sono profundo.
- De madrugada 03:00 05:00: Desintoxicação dos pulmões.  É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório é melhor não tomar medicamentos para a tosse já que interferem no processo de eliminação de toxinas.
- Manhã 05:00 07:00: desintoxicação do cólon.  É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino.
- Durante a Manhã de 07:00 09:00: absorção de nutrientes no intestino delgado.  É o horário perfeito para tomar o café da manhã(desjejum). Se estiver doente o café da manhã(desjejum)  deve ser tomado mais cedo: antes das 6:30 am.

A primeira refeição antes das 7:30am é benéfica para aqueles que querem manter-se em forma.
Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito (ops de novo, eu!), sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer.


Dormir tarde e despertar tarde interromperá o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao teu organismo. Além disso deves ter em conta que das 00:00 às 4:00 am é o horário em que a medula óssea está produzindo sangue. Então, procura dormir bem e não te deites tarde."

Ai gente, sei que é difícil para quem tem os horários meio irregulares. Eu mesma tenho! Durmo tarde lá pela meia-noite) e TENHO que acordar bem cedo (07:45/07:50), mas quer saber? Meu sono não chega na hora certa. Ele vem umas 19:00 e aí não dá porque se deito a essa hora, facilmente acordarei no meio da madrugada. Daí passa e só volta lá pela meia-noite...complicado né?
E quando dormimos uma eternidade no fim de semana e quando chega a segunda-feira, parece que passamos o sábado e domingo em claro? Vai entender...
A verdade gente, é que se formos debater o assunto 'sono', esse post não acaba mais...Esse é um assunto que me atrai e sempre que possível, busco artigos a respeito. Ele envolve tantas coisas né? Sonhos por exemplo...bom, isso é assunto para ouuutro post.
Bom gente, finalizando: é preciso tentar melhorar sempre. Quanto mais tentarmos fazer o melhor para nosso organismo, menos teremos que apelar a medicamentos e outros tratamentos mais radicais...o corpitcho agradace!
Olha, não sei de ontem veio essa pesquisa, apenas é um artigo que recebi por email, e como achei a informação legal e útil, resolvi repassar para vocês.

Espero que tenham gostado também, afinal, é sempre bom ficar por dentro de tudo que possa melhorar nosso bem-estar e nossa saúde né?

xoxo

Um comentário:

  1. Me identifico totaaalllll com esse post friend!!! Dou uma corujinha de primeira! Meu sono é todo desregulado, um saco!!! Um dia eu chego lá... Bjs saudososssss!
    P.S.: O blog ta demááááás!!! Entro todo dia e indico!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.