quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Gelaaadaaa...

Meninosssss, prometi e eis que estou aqui para dedicar um post inteirinho (e longo) para vocês, massss vou confessar uma coisa: ele também vai cativar algumas meninas, então espero que não se importem.
Digo isso assim, esse post é para a turma que é chegada numa gelada, cerveja, breja, loira ou morena e por aí vai...não importa o termo usado, o que importa é que é bom demaaaais tomar uma cervejinha num fim de esxpediente, o tão aguardado happy hour ou no fim de semana né?

Esse post veio bem a calhar já que tem feito um tremendo calor e em algumas cidades do Brasil ainda contamos com o horário de verão o que nos garante algumas horinhas a mais de sol e....cerveja hehehehee
É meninos, eu disse que esse post agradaria algumas meninas, pois assim como eu, elas curtem também tomar uma. Seja numa roda de meninas para falar mal dos meninos, trocar uma ideia super cosméticos, simplesmente fofocar ou principalmente acompahadas por vocês queridos....mais uma vez, não importa, o que importa é a tal estar geladinha.

Esse post não é uma apologia a bebida alcoolica não tá? Longe de mim...a minha intenção é contar um pouquinho aqui de onde surgiu essa maravilha salvadoras dos nossos churrascos e happy hour de cada dia e qual contar o que tem por aí nessa área.

Então para começar (com ajudinha do wikipédia):
A cerveja é uma bebida  produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada e acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas pelo homem...hummm, interessante né?
Historicamente, a nossa gelada era já conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios, desde pelo menos 4 000 a.C. Como os ingredientes usados para fazer cerveja diferem de acordo com o local, suas características (tipo, sabor e cor) variam amplamente.

A água corresponde a aproximadamente 90% na composição da cerveja. Mas não importa de qual localidade ela venha, pois a água utilizada nas atuais cervejarias passa por um processo de “preparação”, que a transforma em água cervejeira. Essa tecnologia, aliada a rígidos controles de qualidade, fazem com que o líquido usado em qualquer fábrica seja igual. Antigamente, a origem dessa água e as suas características tinham um efeito importante na qualidade da cerveja, influenciando, por exemplo, o seu sabor. Muitos estilos de cerveja foram influenciados ou até mesmo determinados pelas características da água da região.
O interessante gente é que o lúpulo foi adicionado à sua composição muuuito tempo depois, diria até que algumas centanas de anos atrás, recente considerando o momento em que ela 'surgiu'.
A ideia de adicionar do lúpulo à composição foi para acrescentar um gosto amargo que equilibra a doçura do malte (acho que muita mulher por aí adoraria uma cerveja bemmm docinha né gente?).
As cervejas costumam ter entre 4 a 5% de teor alcoólico, ainda que este possa variar consideravelmente conforme o estilo e o cervejeiro. De fato, existem cervejas com teores alcoólicos desde 2% até mais de 20%. Então gente, não vamos exagerar né? Nada demais é bom...a cerveja está aí para ser apreciada, degustada. Se for para virar de guti-guti vai na água, pois até a cachaça tem que ser apreciada ok? Sem contar galera que tudo em excesso faz mal né? Não só para nosso corpo, masssss pode causar acidentes e muitas confusão. Moderação nessa hora é lei!

Há muitos tipos diferentes de cerveja gente e aqui vou apenas dar um resumo de cada uma. Os mais interessados podem acessar o site do Beer Judge Certification Program (Programa de Licenciamento dos Avaliadores de Cerveja) e conferir mais detalhadamente cada um desses tipos ok? Contei com a ajuda da net para pegar tantas infos até porque gente, não sou tããããão apegada a cerveja a ponto de saber tudo de todas né? hahahahaha

1- LAGERS (em especial as claras) são, provavelmente, o tipo mais comum de cerveja consumida. Elas são originárias da Europa Central. De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono
2- MALZBIER é um tipo de cerveja, doce e com baixo teor alcoólico (geralmente entre 0 - 1%), de cor escura, que é fermentada como uma cerveja normal, porém com a fermentação de levedo por volta do 0 °C. O CO2 e o açúcar é adicionado depois. A Malzbier é geralmente usada como uma bebida energética. Essa sem dúvidas é a mais apreciada pela mulherada e aqueles(as) que não são muito acostumados a tomar cerveja, sem contar que no frio ela desce mais 'gostosa' que a comum, concordam?
3- ALE são cervejas de fermentação alta, mais populares na Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo as mild (meio-amargas), bitter (amargas), pale ale (ale clara), porter (cerveja escura muito apreciada por estivadores) e stout (cerveja preta forte). As cervejas de fermentação alta tendem a ser mais saborosas, incluindo uma variedade de sabores de cereais e ésteres produzidos durante a fermentação que lhe conferem aroma frutado
4- PORTER é uma cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, a porter é fabricada a partir do processo de fermentação alta, assim chamada porque ela ocorre a uma temperatura elevada, entre 15 °C e 20 °C, fato que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada.
5- PILSEN, grande conhecida nossa hehehehe, é uma cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. É o gênero de cerveja mais consumido em todo o mundo. Você vai reconhecê-la quando eu citar nomes como Heineken, Carlsberg, Brahma, Quilmes e tantas outras conhecidas nossas (basicamente todas as cervejas mais consumidas do planeta). O nome pilsen é derivado de Pilsen, nome alemão da atual cidade de Plzeñ, localizada na República Checa onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido.
6- CERVEJA SEM ÁLCOOL é uma cerveja que tem seu processo de fabricação interferido durante a fermentação, alterando o tempo, a temperatura e a pressão. Assim é possível produzir tradicional e naturalmente a cerveja sem álcool. Atualmente é também utilizado outro processo, em que através de um tipo de microfiltragem é possível retirar o álcool da cerveja. Bom gente, nada contra esse tipo de cerveja mas também nada a favor. Nas minhas viagens para os EUA vejo muitas pessoas consumindo cerveja 'light', mas acho que aqui no Brasil não pegou muito não né?

Já que estamos viajando tanto na história da cerveja e seus mais diversos tipos de produção, vou dar uma dica de um lugarzinho muito interessante. Trata-se de um quiosque no Shopping Eldorado em São Paulo (na verdade tem em vários shoppings) e chama-se MR. BEER (link para o site).
Sempre que ia ao Shopping Eldorado e passava pelo quiosque da Mr. Beer eu ficava endoidecida com a quantidade de opções de cervejas. Rótulos de tudo quanto é canto do mundo, todas as opções de fermentação e gostos, as embalagens mais lindas hahahahahaha adoro!!!!
São cerca de 200 rótulos de cervejas especiais, nacionais e importadas, além de diversos acessórios perfeitos para presentear os afixionados por cerveja...é coisa pra caramba!!! Já pensou tomar uma Estrela Damm (Espanha) ou uma Becks (Alemanha) sem precisar sair de São Paulo? Muito massa...hahahaha


Agora meninos (e meninas), imaginem vocês no shopping com suas respectivas, daí ela decide entrar numa loja e ficar hoooooras provando modelitos. Então, se você for rápido e esperto, chama a queridona para ir a um shopping onde tenha um quiosque bapho da Mr. Beer, tenho certeza que você nem vai ver a hora passar e vai se divertir muito conhecendo cervejas do mundo todo. E depois se ela também gostar dessa delícia, chame-a para sentar com você e degustar as que mais achou interessante e ainda pode sair de lá com um presentinho de Natal para um amigo ou parente querido. Massa né? hahahahahaha

Outras opções do divertido mundo da cerveja?
O Empório Alto dos Pinheiros, quando inaugurou (2008) oferecia trinta rótulos de cerveja. Esse número ultrapassa a casa dos 300 (!!!!) atualmente.
Dentre os endereços mais antigos do gênero está o Laus Beer, desde 2001 na Chácara Santo Antônio. Com mais de 100 rótulos, inauguraram agora um quiosque no Shopping Market Place.
E tem mais! Anotem os endereços:
- Belgian Beer Paradise - Avenida Ibijaú, 196, Moema, Tels. 11 3596-7150/90.
- Bierfest. Avenida Major Silvio de Magalhães Padilha, 13000 (Pão de Açúcar Real Parque), Real Parque, Tel. 11 3758-7509.
- Casa da Cerveja - Rua Lisboa, 502, Pinheiros, Tel. 11 2538-5138.
- Empório Alto dos Pinheiros - Rua Vupabuçu, 305, Pinheiros, Tel. 11 3031-4328.
- Laus Beer - Rua Fernandes Moreira, 384, Chácara Santo Antônio, Tel. 11 3567-0569; Shopping Market Place, Tel. 11 5181-2864.

Pessoas, quero deixar claro aqui que minha intenção é somente trazer um pouco de informação e curiosidade para vocês tá? Como tudo nessa vida, nada demais faz bem. Tudo bem que alguns de nós já enfiou o pé na jaca e saiu por aí cantando cara caramba cara ô e amando o mundo, mas isso é bemmmm de vez em quando né? Não pode e nem deve ser sempre. Alcoolismo galera é doença e disso quero distância beleza?
Podemos sim sentar num boteco, barzinho com a turma e tomar uma cerveja geladinha, contar causos e acasos, dar risada mas sempre espertos na quantidade, PRINCIPALMENTE se estiver dirigindo ok? Vamos ser conscientes ok? Sabemos que excesso de álcool e outras coisitchas a mais pode causa um estrago muito grande na nossa vida e na da galera que estiver por perto.

Quem realmente se interessou por esse assunto pode conferir mais informações no site http://www.wikibier.com.br/artigo/historia-da-cerveja.
É bem interessante, vale a navegação viu?! Eu sou uma curiosa e gosto de saber mais sobre as coisas que admiro, gosto e consumo, então deixo a dica para quem também é curioso ou interessado na origem das coisas.

Fiquemos agora com a oração que o senhor barman nos ensinou =p
Meninos e meninas, juízo, moderação e até o próximo post.
Espero que tenham gostado. xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.