terça-feira, 11 de janeiro de 2011

D de Emagrecimento!

Você não leu errado, tampouco escrevi errado hehehehe é D de emagrecimento mesmo, mas deveria ser D de diva né? hehehehe
Enfim, o que me levou escrever sobre a vitamina D foi uma matéria que li esses dias numa revista, acho que a Revista Máxima, que muito me interessou e acredito que possa interessar a quem está com uns quilinhos a mais.

Bom gente,a vitamina D tem 'N' funções em nosso organismo e é fundamental para a boa saúde dos nossos ossos e dentes. Além disso ela nos previne de várias doenças como o Mal de Parkinson por exemplo e até mesmo a depressão. Mas como se nada dessas funções já não fossem maravilhosas para nossa saúde estar bem em dia, descobriu-se agora que essa linda também ajudar a combater a obesidade...pois é, mais uma aliada àquelas(es) que como eu, sooooofrem para combater esse mal desagradável.

Mas antes de falar dos seus efeitos no emagrecimento, falemos sobre outras funções da vitamina D em nosso organismo:
- a vitamina D promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes
- regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos
- a vitamina D atua como um hormônio que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado

Mesmo depois disso tudo, é importante citar que a vitamina D é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam, pois favorece o crescimento e permite a fixação de cálcio nos ossos e dentes.
Além da importância na manutenção dos níveis do cálcio no sangue e na saúde dos ossos, a vitamina D tem um papel muito importante na maioria das funções metabólicas e também nas funções musculares, cardíacas e neurológicas. A deficiência da vitamina D pode precipitar e aumentar a osteoporose em adultos e causar raquitismo em crianças/recém nascidos.
Sem contar gente, que a falta de vitamina D no organismo pode provocar o cansaço e dores por todo o corpo. É bom ficar ligado hein gente?

Agora voltemos à funcção da vitamina D no emagrecimento:
Foi constatado que 8 a cada 10 obesos têm deficiência de vitamina D no organismo. Isso ocorre porque o organismo guarda vitamina D no tecido adiposo (gordura). Como as pessoas com problemas de peso queimam pouca gordura, liberam pouco dessa vitamina para o resto do organismo. Sem ela, o pâncreas joga muita insulina no sangue, e esse hormônio aumenta os estoques de gordura.
Graças a uma pesquisa feita nos EUA com a v.B, pesquisadores chegaram à conclusão de como a ela age em nossos organismo: a vitamina D promove o metabolismo da gordura, cortando a produção do hormônio da paratireoide, o que acelera a quebra da gordura pelo fígado. Depois, ela seca as gordurinhas (principalmente na região abdominal), ativando os receptores nas células adiposas, inibindo o seu crescimento.
A vitamina Diva ainda reduz o apetite, através do aumento da quantidade de leptina, um hormônio que envia sinais de saciedade ao cérebro e finalmente o nutriente ativa a força dos músculos. A v.B facilita a redução do excesso de gordura no tecido muscular, fator ligado ao aumento da força.

A deficiência de vitamina D é causada também pela falta de exposição à luz solar como demonstram novos estudos independentes. É bom ficar experto nos aconselhamento médicos às vezes a simples exposição ao sol já é capaz de supri seu corpo com a quantidade certa de vitamina D no seu corpo, anulando assim a necessidade de tomar suplementos vitamínicos.
A partir disso, uma das formas de reverter a deficiência da vitamina no organismo é tomando banhos de sol diários. Isso mesmo, nada que 20 a 30 minutos/dia de exposição ao sol (claro, o sol 'amigo' antes das 10h da manhã e após as 16h) para melhorar a produção e liberação de vitamina D no organismo.

Olha gente, uma opção boa que li na revista Máxima e que achei válida, é antes de começar a tomar qualquer suplemento, solicitar ao seu médico um exame que  irá mostrar o nível atual de vitamina D no seu organismo. À partir desses valores ele indicará ´se você tem ou não deficiência de produção dessa vitamina e se sim, qual a melhor opção: tomar suplementos ou simplesmente uma adapoção na sua dieta ou mais exposição ao sol. Mesmo se tratando de vitaminas, é importante preveni o abuso e excessos no organismo, portanto é impreterível uma visita ao seu médico de confiança antes de qualquer atitude ok? Eu mesma já Como eu disse, a Dose Diária Recomendada (DDR) é difícil de estabelecer uma vez que a influência de exposição ao sol e sua alimentação fazem toda diferença.
 Pessoas saudáveis, com exposição regular ao sol e sob condições apropriadas não têm necessidades de vitamina D na dieta.
De qualquer maneira, o Comité de Alimentação e Nutrição do Conselho Nacional de Investigação Americano, recomenda uma ingestão diária de 5 mg (200 IU) para adultos, 7,5 mg (300 IU) para bebés com menos de 6 meses e 10 mg (400 IU) para crianças com mais de 6 meses, grávidas e mães a amamentar. Um suplemento diário de 5 - 7,5 mg (200 - 300 IU) é recomendado para bebés alimentados com leite materno que não tenham exposição ao sol.
Masssss gente, é importantíssimo repetir: esses valores são relativos ok? Não saia por aí tomando suplemento sem antes se certificar que você realmente precisa ou não tomar mais vitamina D que o seu corpo já produz!

Para quem quiser manter uma alimentação rica em vitamina D, as fontes naturais mais ricas em vitamina D são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades. O fígado é uma importante fonte de vitamina D, mas não é aconselhável comê-lo sempre, porque o fígado no corpo do animal, é o órgão que metaboliza toxinas, medicamentos e hormônios. Os cereais matinais prontos para comer, produtos lácteos, bebidas à base de soja e sucos também possuem vitaminha D, porém são insuficientes por eles só.

Tem ainda o óleo de fígado de bacalhau facilmente encontrado à venda em farmácias em cápsulas, masss certifique-se quanto a qualidade do produto ok? Meu pai todo santo dia toma uma colhereda de óleo de fígado de bacalhau desde que era pequeno e não abre mão. Quem quiser saber, o que ele toma é o Emulsão Scott (rico em vitamina A e D) , facilmente encontrado em farmácias, maaaas quem não é chegado num gosto...diferente, não aconselho! Vá atrás das capsulas hahahahahaha

Gente, importante tá? Esse post tem a simples função de informar essa 'nova' função da vitamina D para aqueles que como eu, sobre de excesso de peso, mas não vão sair por aí se automedicando, nada disso. Fiquei interessada nesse assunto após ler uma matéria na Revista Máxima e resolvi ler a respeito. Se você quiser saber mais, compre a Revista Máxima do mês de janeiro/2011 ou claro, dá aquela googlada que você vai encontrar muita coisa a respeito, ou se preferir, converse com seu médico que é o mais indicado para te falar a respeito.

Espero que esse post tenha sido útil para vocês!

Até a próxima!

xoxo





Um comentário:

  1. Adorei Carol´s....

    Vou já verificar correndo como anda o estoque de vitamina D no meu body......!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.